O Empirismo

Páginas: 3 (555 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013

Introdução
O empirismo é a sabedoria adquirida por percepções. Pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
Pelarelação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos e pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento .Historicamente, o empirismo se opõe a escola conhecida como racionalismo, segundo a qual o homem nasceria com certas idéias inatas, as quais iriam "aflorando" à consciência e constituiriam asverdades acerca do Universo.
A partir dessas idéias, o homem poderia entender os fenômenos particulares apresentados pelos sentidos. O conhecimento da verdade, portanto, independeria dossentidos físicos. Alguns filósofos normalmente associados com o empirismo são: Aristóteles, Thomas Hobbes,  George Berkeley, David Hume .
Desenvolvimento
Berkeley aceita o empirismo deLocke mas não admite a passagem dos conhecimentos fornecidos pelos dados da experiência para o conceito abstrato de substância material. Por isso, e assumindo o mais radical empirismo, Berkeley afirmaque uma substância material não pode ser conhecida em si mesma.
O que se conhece, na verdade, resume-se às qualidades reveladas durante o processo perceptivo. Assim, o que existe realmentenada mais é que um feixe de sensações e é por isso que Esse est percibi - ser é ser percebido. O que está em xeque não é a negação do mundo exterior, mas sim o conceito fundamental, desde Descartes,de uma ideia de matéria como constituinte de tudo o que é e que fosse diferente da substância pensante.
Em síntese, David Hume foi um filósofo empirista quanto ao problema da origem doconhecimento, cético em relação á metafísica e utilitário altruísta em assuntos morais e políticos. Concebeu a filosofia como ciência indutiva da natureza humana e chegou à conclusão de que o homem é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!