ensino juridico

Páginas: 3 (715 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
O ensino jurídico

Há vários questionamentos sobre a reforma do ensino jurídico como: Qual o modelo de universidade e de ensino a adotar? Fazendo com que as faculdades de direito se definam.
AAlemanha não tinha muito a oferecer em relação ao Direito Constitucional, mas ao contrário do Direito Constitucional no Direito Civil “o desenvolvimento alemão mostrava vigor acadêmico e político”.Alguns códigos firmam o efeito de uma reconstrução recente da sociedade, já outros são formados em tempos de estabilidade social e política, procurando ficar em situação favorável ao grupo sociopolíticoque exerce sua autoridade, controle ou influência.
Na sociedade do Império de Bismarck, o papel mais importante no Estado nessa época era desempenhado pela grande burguesia liberal.
Segundo o BGB(Código Civil da Alemanha), “o cidadão típico não é o pequeno artesão ou o trabalhador da fábrica, mas o empresário endinheirado”.
BGB (Burgerliches Gesetzbuch) é o Código Civil da Alemanha, emdesenvolvimento desde 1881, tornou-se efetivo em 1°de Janeiro de 1900 e foi considerado um grande e inovador projeto.
O BGB serviu como um modelo para os regulamentos de várias outras jurisdições de direitocivil, incluindo Portugal, Estónia, Letónia, República da China, Japão, Tailândia, Coréia do Sul, Grécia e Ucrânia.
Apesar de toda essa admiração pela cultura jurídica alemã, haviam-se muitascríticas. A admiração ao direito civil alemão afrontavam com o prestigio inglês nos costumes e práticas mercantis, a Inglaterra era uma notável investidora internacional, tanto oferecendo empréstimos aotesouro ou fornecendo capitais de risco para as companhias de estradas de ferro, seguros, transportes, eletricidade, tanto no Brasil e nos Estados Unidos.
A filosofia do direito e história do direito seinstauraram na República (1891). “Em 1895 (Lei n°314) colocava-se a filosofia do direito no primeiro ano e a história no quinto ano”. No liberalismo econômico ajuntou no direito, as novidades e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino Juridico
  • Ensino Jurídico
  • ensino jurídico
  • O ensino jurídico no Brasil
  • a crise do ensino juridico no brasil
  • Ensino jurídico no brasil
  • A crise no ensino jurídico
  • Ensino juridico no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!