Emissor comum

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013
Denomina-se amplificação o fenômeno que corresponde a um aumento significativo do sinal em estudo quando, na entrada de um determinado circuito o sinal possui determinada amplitude e na saída do mesmo, o sinal inicial sai com amplitude amplificada. Então estudaremos o conceito de amplificação utilizando transistores com configuração emissor-comum.







No amplificador de emissorcomum, o emissor é comum aos circuitos de entrada e de saída. A Figura 3 ilustra um transístor NPN ligado na configuração de emissor comum.

A relação das correntes do transístor mantém-se: le=lb+lc, que é a equação básica aplicada a todas as junções de transístores.

Entretanto, note que no amplificador de emissor comum a corrente de base lb é a corrente de entrada e a corrente de colector Ic éa corrente de saída.

O ganho de corrente directa do transístor na configuração de emissor comum é a relação entre a corrente de saída, ou corrente de colector, e a corrente de entrada, que é a corrente de base. A relação é referida por Beta do transístor. Beta é expressa pela fórmula:





O verdadeiro significado do factor Beta é que qualquer variação da corrente de baseresultará numa muito maior alteração da corrente de colector.

Por exemplo, se o Beta do transístor é de 50 e a corrente de base tiver uma variação de 10 A, a corrente de colector variará 50 vezes a corrente de base, ou seja, 0,5 mA.



Amplificador de emissor comum com fonte de alimentação simples





Um amplificador prático de emissor comum, usa somente uma única fonte de tensãoque é referida como tensão de alimentação de colector, Vcc.

A polarização directa é fornecida à junção base emissor através de uma resistência ligada à tensão de alimentação do colector. A figura mostra um amplificador simples de emissor comum, polarizado desta maneira.

O transístor é um NPN o que quer dizer que a base deve ser positiva em relação ao emissor, para estar devidamentepolarizada. O emissor está no ponto mais negativo.

A base esta ligada à bateria Vcc, através da resistência Rb. O valor de Rb determina a corrente de base, e portanto atribui um ponto de funcionamento do transístor.

A queda de tensão através da resistência mantém a base ligeiramente positiva em relação ao emissor, mas a um potencial negativo em relação ao colector.



O amplificador deemissor comum com sinal de entrada

Vamos agora analisar o funcionamento de um amplificador com um sinal AC de entrada. O sinal é aplicado através do condensador de entrada. Partimos do princípio que a amplitude do sinal de entrada é de 20 mV pico a pico.

A alternância positiva do sinal de entrada é aplicada à junção base - emissor como um aumento da polarização positiva no transístor NPN,causando um aumento de corrente de base.

A corrente de colector irá aumentar de forma muito mais significativa e irá diminuir a tensão entre o colector e o emissor.

Vamos supor que o Beta do transístor usado é de 100. Se o aumento de 10mV na tensão de entrada produzir um aumento na corrente da base de 10A, irá surgir um aumento de 1mA na corrente de colector.

Esse aumento da corrente decolector irá aumentar a queda de tensão na resistência de colector e diminuir a tensão Vc
Essa diminuição será 2 volts, o que demonstra que houve uma amplificação no sinal introduzido à entrada. O ganho pode ser calculado da seguinte forma:




A alternância negativa do sinal de entrada é aplicada à junção base - emissor como uma diminuição da polarização positiva no transístor NPN,causando uma diminuição de corrente de base.

A corrente de colector irá diminuir de forma muito mais significativa e irá aumentar a tensão entre o colector e o emissor.

Note que nesta alternância a junção base - emissor nunca fica polarizada inversamente devido à tensão de polarização introduzida no circuito.

O ganho de tensão do amplificador depende principalmente de dois factores:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amplificador emissor comum
  • Reta carga emissor comum
  • O transístor em montagem emissor comum
  • Amplificador com Emissor Comum 1
  • AMPLIFICADOR EMISSOR COMUM
  • OUTROS AMPLIFICADORES EM EMISSOR COMUM
  • Estudo do amplificador emissor comum
  • Trabalho sobre Transistor Emissor Comum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!