el nino

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial.

Sua principal característica é a capacidade de afetaro clima a nível mundial através da mudança nas correntes atmosféricas.

O nome “El Niño” foi escolhido pelo fato do fenômeno de aquecimento das águas na costa do Peru acontecer em dezembro, próximoao Natal, e faz referência ao “Menino Jesus” ou, em espanhol “Niño Jesus”.

O fenômeno já era conhecido entre os pescadores da região por causar diminuição na oferta de pescados nesse período,mas, só ganhou fama mundial após o período de 1997 a 1998 quando alcançou seu período de maiores efeitos.

O El Niño provoca o enfraquecimento dos ventos alísios na região equatorial, ou seja, nosventos que sopram de leste para oeste, provocando mudanças nas correntes atmosféricas que irão acarretar em precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda detemperatura, também anormais.

Durante um ano “normal”, ou seja, sem a existência do fenômeno El Niño, os ventos alísios sopram no sentido oeste através do Oceano Pacífico tropical, originando um excesso deágua no Pacífico ocidental, de tal modo que a superfície do mar é cerca de meio metro mais alta nas costas da Indonésia que no Equador. Isto provoca a ressurgência de águas profundas, mais frias ecarregadas de nutrientes na costa ocidental da América do Sul, que alimentam o ecossistema marinho, promovendo imensas populações de peixes – a pescaria de anchoveta no Chile e Peru já foi a maior domundo, com uma captura superior a 12 milhões de toneladas por ano. Estes peixes, por sua vez, também servem de sustento aos pássaros marinhos abundantes, cujas fezes depositadas em terra, o guano,servem de matéria prima para a indústria de fertilizantes.

Quando acontece um El Niño, que ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos, com uma média de 3 a 4 anos, os ventos sopram com menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • El niño
  • El Niño
  • El niño
  • El Niño
  • El Niño
  • El niño
  • El nino
  • el niño

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!