efeitos da poluicao visual

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013



















Efeitos da poluição visual
A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logótipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente queparticipa activamente da dinâmica da cidade).
Poluição visual
Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc.) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings centers e de serviços.
Consequência da poluição visual
A poluição visual degrada os centros urbanos pelanão coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logótipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa activamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dosfenómenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.
Consequências económicas
As consequências económicas e ecológicas da diminuição da camada de ozónio, além de causar o aumento da incidência do cancro de pele, podem gerar o desaparecimento de espécies animais e vegetais e causar mutações genéticas.
Impactos nasaúde:
Agride a sensibilidade humana, influencia a mente e afecta mais psicologicamente do que fisicamente.
Prejudica a sinalização do trânsito, trazendo problemas de segurança aos cidadãos.
Obstrui passeios trazendo transtornos aos pedestres.
Talvez a consequência mais nefasta da poluição visual seja a descaracterização do conjunto arquitectónico, especialmente observada no centro e nosbairros históricos das cidades.
A segurança dos cidadãos:
Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Em alguns casos a poluição visual coloca em risco a vida das pessoas já que muitas faixas e propagandas são colocas em cruzamentos de avenidas confundindo com as suas cores vermelhas a sinalização detrânsito. Muitos países possuem legislações específicas para controlo de sinalizações em diversas categorias de vias.
Prejuízos
Alguns psicólogos também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material mas atingiriam também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias
As grandes cidades apresentam um grande número de cartazespublicitários, os quais, juntamente com a concentração de edifícios e a carência de áreas verdes constituem uma área de estrema poluição visual que degrada o meio ambiente.
Durante muito tempo, a publicidade integrou a paisagem das cidades, mas hoje percebe-se um exagero que funciona como um factor de degradação das mesmas. A poluição visual acontece quando, com tantas referências acumuladas, aspessoas não têm mais noção de espaço, prejudicando a percepção do mesmo e atrapalhando a circulação dos cidadãos.  
A poluição e a perda de biodiversidade
Ao interferir nos habitats, a poluição pode levar a desequilíbrios que provocam a diminuição ou extinção dos elementos de uma espécie, causando uma perda da biodiversidade. As variações da temperatura da água do mar, levam a dificuldades daadaptação de certas espécies de peixes, é igualmente uma das causas da invasão de águas salinas em ambientes tradicionalmente de água doce, causando assim uma pressão adicional nesses ecossistemas, e potenciando a diminuição ou extinção das espécies até então ai presentes.
Também é considerada poluição visual algumas actuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição visual
  • Poluição visual
  • Poluição Visual
  • poluição visual
  • Poluição Visual
  • Poluição visual
  • Poluição visual
  • Poluiçao visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!