Educação Iinfantil -Teste

373 palavras 2 páginas
132 Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 2, p. 131-147, jul./dez. 2012
1. INTRODUÇÃO
Ao atuar na educação infantil, percebe-se que o ensino da arte e a atuação dos educadores com os trabalhos artísticos desenvolvidos com as crianças, em geral, é um dos grandes dilemas da pedagogia moderna.
Muitos educadores ministram aula de artes na educação infantil, mas não sabem o objetivo, a dimensão e a importância desse trabalho para o desenvolvimento completo da criança, pois, a falta de uma formação acadêmica completa, suas limitações e a resistência os impedem de se aprofundarem no assunto, fazendo com que a execução dessa disciplina não esteja a contento de tal missão.
Muitas vezes, os conteúdos que são oferecidos aos alunos estão isentos de sentido, fora da realidade, não se sabe onde aplicá-lo e, portanto, tornase algo desinteressante. Além disso, o professor procura ensinar mais a técnica, a despeito da interpretação daquilo que o autor quis realmente dizer, ou seja, o real sentido da obra, como afirma Almeida (1992) em seu livro “Concepções e Práticas Artísticas na Escola”.
Segundo o autor citado, saber ensinar arte é conhecer, por meio da experiência, concretamente vivida, quais os desafios, as facilidades, as possibilidades técnicas encontradas durante o desenvolvimento de criação artística, para que se possa coordenar, instigar e desafiar com maior eficiência esse processo.
Assim, com a elaboração dessa pesquisa, buscou-se mostrar a importância e a necessidade da arte na educação infantil com o objetivo de levar os educadores a refletirem sobre as concepções e metodologias a respeito da mesma, explorarem-na como papel indispensável na formação da educação das crianças e compreenderem que a arte é decisiva para prepará-las para as fases seguintes da educação.
Lanier (1984) defende a idéia de que as artes devam estar presentes no currículo escolar pelos benefícios que apenas elas oferecem à educação e não por suas contribuições

Relacionados