Educação e diversidade

Páginas: 10 (2268 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
11/03/2013

Diversidade e Sexualidade

Diversidade e Sexualidade Dentro da Sala de Aula
Profa. Ma. Ana Maria Bittar Crivari

Ainda que o tema das sexualidades seja cada vez mais debatido fora da escola (na mídia, por exemplo), tal questão ainda é, em geral, um tabu em sala de aula, pelo menos nos discursos legitimados pelos professores (MOREIRA; CANDAU, 2011, p. 125).

1

11/03/2013O aspecto cognitivo do educando parece ser o único enfoque na educação e como ficam as outras áreas que o compõe como ser humano? A sexualidade nada tem a ver com a vida estudantil, acadêmica e não tem a menor ligação com a educação? A escola precisa ter uma visão Holística do aluno ou educando.

O termo sexualidade , entendido como característica biológica, inato e biológico. Construídosocial e culturalmente, um processo contínuo e permanente. Perspectiva da heterossexualidade preconceitos e discriminações. Diversidade sexual é problemática como toda mudança.

O indivíduo para ser aceito necessita aceitar o que é ditado pelo discurso. Importante levar esses debates para a sala de aula e fazer deles, instrumentos de ensino e aprendizagem. Gays, lésbicas, bissexuais, travestis etransexuais sofrem preconceitos e discriminações por familiares, vizinhos, colegas de trabalho e nos diferentes espaços sociais como a escola, as igrejas, os locais de trabalho, espaços públicos e forças armadas (SOUZA, 2010).

2

11/03/2013

A escola é o local ideal para promover debates, discussões sobre essas questões que incomodam, e fazem parte da sociedade. A escola precisa ser uminstrumento de transformação social. A escola precisa abrir suas portas para novas oportunidades e possibilidades que estão presentes em seu contexto escolar.

A LDB por meio dos PCN propõe orientações gerais sobre o currículo básico: Português, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Educação Física e Artes. Sugestão de Temas transversais que versam sobre questões como: Meio Ambiente,Orientação Sexual, Saúde, Ética e Pluralidade Cultural. “Por causa da natureza de seu trabalho, os professores estão na linha de frente dos embates sociais e culturais e não podem esperar que as mudanças sejam efetivadas em políticas públicas para implementá-las em suas práticas. Precisam estar adiante” (MOREIRA; CANDAU, 2011, p, 134).

A diversidade e a sexualidade é um tema polêmico e inquietante.Exige da escola o enfrentamento destas questões, à procura de mudanças sociais. Nesta questão especialmente a escola se transforma no terreno para o embate entre a prática pedagógica, a diversidade e o comportamento do grupo em relação a uma minoria pertencente à diversidade.

3

11/03/2013

A Teoria Queer

A Teoria Queer começou a ser desenvolvida principalmente nos Estados Unidos apartir do final dos anos 1980 por pesquisadores e ativistas diversificados. “Queer pode ser traduzido por estranho, talvez ridículo, excêntrico, raro, extraordinário”. (LOURO, 2004, p. 38). “Queer adquire todo o seu poder precisamente através da invocação reiterada que o relaciona com acusações, patologias e insultos” (BUTLER, 2002, p. 58).

Novo significado ao termo, Queer passa a ser entendidocomo uma prática de vida que se coloca contra as normas socialmente aceitas. Passa a ressignificar e assume uma posição, favorável, e não mais pejorativa contra os homossexuais. Amplia seu significado e passa a expressar uma luta a favor, e não mais contrária.

4

11/03/2013

“Os estudos Queer atacam uma repronarratividade e uma reproideologia, bases de uma heteronormatividade homofóbica, aonaturalizar a associação entre heterossexualidade e reprodução” (LOPES, 2002, p. 24). Respeito a todos, num mundo de igualdade. Coordenador do Diversidade Sexual na Escola Alexandre Bortolini questiona:

• O que é homofobia? • Por que o preconceito? • Combate a adoção do modelo heteronormativo. • O que essa visão preconceituosa nas questões sexuais tem a ver com a cultura? O homem vê o mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade na educação
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educaçao e diversidade
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educação de diversidade
  • Educação e diversidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!