Educação especial e necessidades especiais

Páginas: 2 (330 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
Resenha:
Até pouco tempo a Inclusão Social do educando com necessidades educativas especiais era apenas temas teóricos de livros, hoje ela começa a existir como necessidade urgente, como direito doeducando com necessidades especiais: direito de ser olhado como cidadão que é, o qual carrega consigo potencialidades de diversas capacidades de expressão e ação.
As necessidades educativas especiaispropõem uma aproximação do ensino regular com o especial, porém, essas necessidades fazem parte de todo um contexto no desenvolvimento da criança especial. Mas é preciso que haja um atendimentoqualificado para cada deficiência encontrada na escola inclusiva, suprindo as necessidades da criança.
O princípio da normalização da Escola Inclusiva, diz respeito a uma colocação seletiva do indivíduoportador de necessidade especial na classe comum. Neste caso, o professor de classe comum não recebe um suporte da área de educação especial. Os estudantes do processo de normalização precisamdemonstrar que são capazes de permanecer na classe comum. O processo de inclusão se refere a um processo educacional que visa estender ao máximo a capacidade da criança portadora de deficiência na escola e naclasse regular. Envolver e fornecer o suporte de serviços da área de educação especial através dos seus profissionais, sendo assim contentemente revisto.
Atualmente, todo o segmento deprofissionais, pais e as próprias pessoas com necessidades educativas especiais denominam como inclusão um novo paradigma de pensamento e ação, no sentido de incluir todos os indivíduos socialmente, inclusive nocontexto educacional. Esse novo paradigma de pensamento e ação visa combater conceitos estereotipados, contribuindo para o equilíbrio do processo de desenvolvimento das PNE, pois somente com mecanismosde compensação das limitações apresentadas por esses indivíduos, a escola poderá fortalecer atitudes de superação dos sentimentos de inferioridade. Essas ações devem ser implementadas com métodos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Necessidade especiais na educação
  • Educação para portadores de necessidades especiais
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE EM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
  • Resenha: educação especial e os diferentes tipos de necessidades especiais
  • Educação especial: inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais.
  • A educação, a pessoa com necessidades especiais e o professor
  • Educação profissionalizante de portadores de necessidades especiais
  • A Educação física para pessoas com necessidades especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!