editora

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Em um de seus títulos mais polêmicos, RubemFonseca denuncia em prosa e na primeira pessoa a violência nas grandes cidades de maneira realística e sarcástica, valendo-se até de palavrões comosubsídio em seus contos. O abismoque separa os burgueses e os marginais é abordado pelo autor no conto que dá nome ao livro, Feliz Ano Novo, onde narra a história de marginais que, na noite do Réveillon,invadem umacasa de ricos para desfrutar de todos os prazeres a eles impedidos.
z ano novo é possivelmente o livro mais famoso de Rubem Fonseca. Talvez seja também o responsável pela projeção do autorpara o grande público, pois os temas tratados são de apelo geral e bem sedutores. Diferente de Lúcia McCartney, onde o autor se rende ao experimentalismo e brinca com a estrutura dos contos, nesse, elevolta às origens com os temas de violência urbana, sexo, loucura e morte, evocando clássicos como Os prisioneiros e a Coleira do cão, só que dessa vez com uma sofisticação impressionante. Talvez oúnico conto que beire o experimentalismo seja 74 degraus, onde o autor cria uma estrutura narrativa em que cada parágrafo é um miniconto fechado, numerado (1 a 74) e se desenrola a ponto das partesformarem o todo (!). Ademais, temos a crueza rotineira e encantadora de sua obra.
O conto que abre o livro e o batiza é talvez um dos mais impressionantes da obra do autor. Os personagens Zequinha e Pereba,exilados da sociedade, como de praxe em sua obra, egressos de um submundo frio e sujo onde a vida não significa nada, saem para despejar o apocalipse numa festa de ricos no Leblon. Mas é só a pobrezaou a marginalidade que cria loucos e gera violência? O autor mostra que todos independente da classe social, podem se perder nas teias da violência. É o que se pensa após ler Passeio Noturno I e II,onde um executivo bem sucedido sai para relaxar atropelando pessoas na rua com seu carro possante.
Durante a leitura, é possível reencontrar os personagens de sempre se sua fauna urbana, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zit editora
  • Editora Abril
  • Editora Abril
  • Editora abril
  • Swot editora
  • Editora Livre
  • Editora Abril
  • Editora tal...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!