Trabalho Micrometro

Páginas: 13 (3083 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
-403860-59436000
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina: Laboratório de Física Experimental I
Micrômetro
Grupo 2:
Wagner Soares Moreira
Guilherme Silva
Rodrigo Nascimento
Uelton Neves
Rio de Janeiro, de outubro de 2014.
Sumário
Introdução........................................................................................página 00Objetivos...................................................................................página 00
Revisão Bibliográfica.................................................................página 00
Materiais...................................................................................página 00
Metodologia..............................................................................página 00Discussão..................................................................................página 00
Conclusões................................................................................página 00
Referências Bibliográficas.........................................................página 00
1 - Introdução
O micrómetro ou micrômetro é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais comoespessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.) com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro. Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie de objetos[1].
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura decentésimos de milímetro, de maneira simples[1].
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado Palmer[1].
Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, utilizando uma tampapara a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição e outras melhorias, o que transformou a versão antiga deste instrumento em uma ferramenta extremamente moderna, que mantém até hoje o mesmo princípio de funcionamento. Laroy S. Starrett é o fundador da Starrett, atualmente uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países[1].
1.1- Objetivo
Aprender a usar o micrômetro e entender seu funcionamento, através de aplicações práticas com o corpo de prova. Entendemos que o micrômetro é um instrumento de alta precisão, podendo medir objetos de até 25mm, tendo uma precisão de 0,01mm. Através desse conhecimento pode-se desenvolver o experimento no laboratório podendo medir a espessura dos corpos e assimilando a teoria com aprática.
2 - Revisão bibliográfica
O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico[1].
No Brasil, usa-se o termo paquímetro para o instrumento composto de duas partes deslizantes(vernier) e "micrômetro" para o instrumento dotado de parafuso micrométrico, mais preciso. O termo "craveira" não é usado. Em Portugal, a nomenclatura dos instrumentos é diferente[1].
2.1 - Partes componentes

Figura 2.1 – [2]
Arco: é construído de aço especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões, e munido de protetor antitérmico, para evitar a dilatação pelo calor das mãos.Isolante térmico: fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
Parafuso micrométrico: é construído de aço de alto teor de liga, temperado, retificado para garantir exatidão no passo da rosca.
Faces de medição: Tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Micrometro
  • Trabalho micrometro
  • trabalho micrometros
  • Trabalho Física
  • TRABALHO LABORATRIO PAQUIMETRO E MICROMETRO 1
  • Micrômetro
  • Micrõmetro
  • micrometro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!