Eddarg Allan Poe

3688 palavras 15 páginas
QUADRO COMPARATIVO: Teorias da origem humana
Questão 1: Criacionismo

Documento histórico que a fundamenta, seu autor e época de publicação:

A Bíblia Sagrada (livro de Gênesis). O novo testamento foi escrito pelos próprios discípulos e servos do senhor Jesus Cristo e o antigo testamento, por profetas, reis, escribas, poetas do povo etc.
Breve biografia do(s) autor (es) do documento:

Samuel é o personagem mais importante entre Moisés e Davi. Foi criado no tabernáculo em Silo. Suscitou uma grande reforma nacional, renovando e trazendo o povo de volta a adoração do Senhor Deus.
Fundamentação teórica (caracterização de cada teoria):

A atitude que consiste em tomar a Bíblia sobretudo os primeiros capítulos de Gênesis, como guias literalmente verdadeiros no que diz respeito à história do universo e à história de vida, incluindo a dos seres humanos.

Críticas empreendidas a cada teoria e seus pontos mais polêmicos:

A hipótese do aparecimento da vida por acaso por um ente superior.

Aceitação de cada teoria hoje:

A teoria criacionista é que tem maior aceitação.
Evolucionismo
Documento histórico que a fundamenta, seu autor e época de publicação:

A obra sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou conservação das raças favorecidas na luta pela vida, publicada em 1859.

Breve biografia do(s) autor (es) do documento:
Charles Robert Darwin nasceu na Inglaterra em 1809 e desde cedo interessou-se pelas ciências naturais. Sua obra sobre a origem das espécies por meio da seleção natural foi publicada em 1859, colocou-o no centro de acirradas polêmicas. Morreu em 19 de abril de 1882, em consequência de um ataque cardíaco.

Fundamentação teórica (caracterização de cada teoria):
Os indivíduos portadores de características favoráveis têm maior chance de sobreviver e deixar descendentes férteis, enquanto os portadores de características desfavoráveis tendem a ser eliminados.
Críticas empreendidas a cada teoria e seus

Relacionados