ed geopolitca

2379 palavras 10 páginas
C
O abismo crescente entre as nações desenvolvidas e o mundo subdesenvolvido é uma das consequências mais plausíveis do processo de globalização em curso. Ele provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo crescente número de conflitos em diversas regiões do planeta e no crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.
A
As novas redes de comunicação baseadas principalmente na telemática (junção das telecomunicações e da informática), permitiram o surgimento dos fluxos crescentes de informações em tempo real dentro do chamado sistema on-line, o que nos permite dizer que estamos inseridos dentro de uma aldeia global, onde, através das novas mídias, milhões de indivíduos acabam tendo acesso às mesmas informações ao mesmo tempo.
E
A expressão geografia política existe há séculos. Há inúmeros livros dos séculos XVII, XVIII e XIX com esse título. Mas considera-se que geografia política moderna, pelo menos tal como a entendemos hoje -- isto é, como um estudo geográfico da política, ou como o estudo das relações entre espaço e poder -- nasceu com a obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich RATZEL, publicada em 1897. Ratzel, na verdade, não criou o rótulo "geografia política"; ela apenas redefiniu o seu conteúdo, apontando para o que seria um verdadeiro estudo geográfico da política, uma concepção de política que muito deve à leitura de Maquiavel. Antes dele era comum encontrar em obras com esse título a descrição dos rios ou montanhas de tal ou qual Estado - ou seja, qualquer fenômeno ligado ao Estado (o ser político por excelência) era tido como assunto de geografia política. Ratzel mostrou que o estudo da geografia política só vai se preocupar com o meio ambiente - as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar, etc.) - desde que isso tenha

Relacionados

  • sionismoXnazismo
    11891 palavras | 48 páginas