Economia

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de produção?
O quê e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;
Como produzir: a sociedade terá de escolherainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológicos existente. A concorrência entre os diferentes produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível;
Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de suaprodução. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
A curva de possibilidade de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade,supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite á capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolha entre diferentes alternativas de produção. Devido á escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produçãopotencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados (todos os trabalhadores que querem trabalhar estão empregados, não há capacidade ociosa).

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
A cursa (ou fronteira) de possibilidade de produção (CCP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade,supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra com a escassez de recursos impõe um limite á capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção. Devido á escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produçãopotencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados (todos os trabalhadores que querem trabalhar estão empregados, não há capacidade ociosa).

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
Para entender o funcionamento do sistemaeconômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo nem transações como o exterior (economia fechada). Os agentes econômicos são as famílias (unidades familiares) e as empresas (unidades produtoras). As famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem ás unidades de produção (empresas) no mercado dos fatores de produção. As empresas, pelacombinação dos fatores de produção produzem bens serviços e os fornecem ás famílias no mercado de bens e sérvios. A esse fluxo de fatores de produção, bens e serviços denominamos fluxo real da economia.

Como pode se observar na figura, famílias e empresas exercem um duplo papel. No mercado de bens e serviços, as famílias demandam bens e serviços, enquanto as empresas os oferecem; no mercado de fatores deprodução, as famílias oferecem os serviços dos fatores de produção (que são de sua propriedade), enquanto as empresas os demandam. No entanto, o fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e sérvios.

Em cada um dos mercados atuam conjuntamente as forças da oferta e da demanda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!