Economia

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ECONOMIA

Consumidor brasileiro é o mais otimista entre 9 emergentes


Brasileiro segue otimista, mas já foge de compras maiores e está com medo da inflação, diz pesquisa do Credit SuisseSão Paulo - O otimismo do brasileiro continua alto: 58% esperam uma melhora na sua situação financeira nos próximos 6 meses.

É menos do que os 63% do ano anterior, mas ainda é a melhor taxada pesquisa anual divulgada esta semana pelo Credit Suisse sobre o comportamento dos consumidores em 9 países emergentes.
De acordo com o texto do relatório, 4 anos de pesquisas mostram que 2013 viu um aumentodo "ceticismo e desconforto" entre os emergentes.
Ele também conclui que consistentemente, os russos se mostram pessimistas e os brasileiros se mostram otimistas.
Isso se explica pelo desempregobaixo e pelo crescimento da renda, mas o bom humor começa a dar sinais de enfraquecimento: caiu o número dos brasileiros que consideram agora um bom momento para fazer uma compra de peso e disparou (de10% para 40%) a taxa dos que esperam mais inflação.
A expectativa de gasto não-essencial continua alta, mas parou de crescer. Os brasileiros estão agora mais focados no consumo de itens cotidianos,como roupas, do que de coisas maiores, como casa e carro.
O IBGE divulgou hoje que o varejo brasileiro cresceu 4,3% em 2013 - o menor número em 10 anos. A alta nas vendas de automóveis também foi amenor desde 2003.




COMENTÁRIO :

Nos últimos 3 anos o brasileiro esteve e ainda está em uma zona de conforto financeiro, com uma renda em crescimento, o consumo em geral teve um grande “ Boom“ em diversas áreas do mercado, como em tecnologias, gastronomias, esportes, moda, estética, saúde ( fitness ), etc.
Mas em meu ponto de vista, depois da virada do ano de 2013 para 2014, uma boa partedos brasileiros parecem ter dado uma freada com os gastos, tomando mais cautela na hora de fechar qualquer tipo de negócio, seja pessoal ou profissional, tendo aquela “pulga atrás da orelha” de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!