Economia e mercado

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
IDENTIDADE-  Pablo Picasso nasceu em Málaga, Espanha, em 25 de Outubro de 1881, filho de Maria Picasso López e José Ruiz Blasco. Ele era o mais velho dos três filhos; as duas filhas mais jovens eram meninas. O pai de Picasso era um instrutor de arte, então Picasso foi exposto à arte como um modo de vida desde o início. Aos vinte anos de idade, o artista se estabeleceu permanentemente em Paris eteve uma vida amorosa tempestuosa, tendo quatro filhos com três esposas diferentes além de vários relacionamentos com outras mulheres. A arte de Picasso reflete essas relações, já que as mulheres foram temas muito utilizados em seu trabalho. Picasso morreu em 8 de Abril de 1973, em Paris.

POSICIONAMENTO POLÍTICO- Picasso se recusou a pegar em armas na Primeira Guerra Mundial, na Guerra CivilEspanhola e na Segunda Guerra Mundial.
Ao chegar em Paris em 5 de Maio de 1901 Picasso morou na casa de Pierre Manach, um anarquista espanhol e negociador de artes do qual era amigo. Por este motivo, desde aquela época, Picasso seria investigado pela polícia francesa[4].
No entanto, durante a Guerra Civil Espanhola, Picasso, que continuava vivendo na França, mesmo tomando partido pelo ladodosRepublicanos[6], teria se recusado a retornar ao seu país de origem.
Ele também permaneceu à parte do movimento de independência da Catalunha durante sua juventude.A esta época filiou-se ao Partido Comunista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso permaneceu em Paris quando os alemães ocuparam a cidade. Os Nazistas odiavam seu estilo de pintura, portanto ele não pôde mostrar seu trabalho duranteaquela época.
No ano de 1947, ao fim da Segunda Guerra, Picasso conheceu Miguel García Vivancos, um anarquista veterano da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial e pintor até então desconhecido. Impressionado com Vivancos, Picasso o acolheu em sua casa, se interessando por sua pintura e sua história.
Ainda na década de 1940 Picasso voltou a se filiar ao Partido Comunista francês, eaté mesmo participou de uma conferência de paz na Polônia. Mas quando o Partido começou a criticá-lo por causa de um retrato considerado insuficientemente realista de Stálin, o interesse de Picasso pelo Comunismo esfriou, embora tenha permanecido como membro do Partido até sua morte.

FATOS HISTÓRICOS-
A obra de Picasso é muitas vezes classificada em períodos: Azul (1901–1904), Rosa(1905–1907), Africano (1908–1909), Cubismo Analítico (1909–1912) e Cubismo Sintético (1912–1919).

Antes de 1901

Seus primeiros trabalhos estão no Museu Picasso em Barcelona. Principais obras do período:
* A Primeira Comunhão (1896), uma grande composição que mostra sua irmã, Lola.
* Retrato da Tia Pepa
Período Azul
Consiste em obras sombrias em tons de azul e verde azulado, ocasionalmenteusando outras cores. Desenhava prostitutas e mendigos e sua influência veio de viagens pelaEspanha e do suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. Ele pintou vários retratos de seu amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica de La Vie. O mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia. A cegueira éum tema recorrente no período e está também em The Blindman's Meal e no retratoCelestina. Outros temas frequentes são artistas, acrobatas e arlequins. O arlequim se tornou um símbolo pessoal para Picasso.
Período Rosa
O Período Rosa (1905–1907) é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muitos arlequins. Muitas das pinturas são influenciadas porFernande Olivier, sua modelo e seu amor na época.
Período Africano
O Período Africano de Picasso (1907–1909) começou com duas figuras inspiradas na África em seu quadro Les Demoiselles d'Avignon. Ideias deste período levaram ao posterior Cubismo.
Cubismo analítico
É um estilo de pintura (1909–1912) que Picasso desenvolveu com Braque usando cores marrons monocromáticas. Eles pegaram objetos e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercado e economia
  • economia e mercado
  • Economia e mercado
  • Economia de mercados
  • Economia e mercado
  • Economia e mercado
  • Economia de mercado
  • Economia-de-mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!