Economia de stalin e lenin

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A economia soviética de Lênin e Stalin
A NEP (Nova Política Econômica)
A Rússia já vivia vários anos de guerra, desde a I Guerra Mundial a Revolução Russa que resultou na queda do Czar e levou ao poder o Partido Bolchevique de Vladimir Lênin, e ambas a principalmente a guerra civil do país tiveram impactos catastróficos na economia soviética.
De uma população de 137 milhões dehabitantes, cerca de 116 milhões viviam no campo o que prejudicava a industrialização do país e esse era o desafio do novo governo, reorganizar a agricultura e indústria. Assim a partir de 1921 Lênin fez algumas concessões ao capitalismo necessárias para a reorganização e inicia a NEP a nova política econômica russa em que várias medidas foram adotadas como: o fim da apropriação dos excedentesagrícolas o que permitia ao camponês comercializá-los e essas medidas aumentaram a satisfação do campesinato e em três de vigor dessas medidas já foi possível superar as perdas dos anos de guerra, fazendo a área de terra cultivada no país quadruplicar passando de 4 milhões de hectares para 16 milhões de hectares, embora a produção havia crescido consideravelmente recuperando o nível anterior a guerra,as propriedades estavam dividas em pequenas unidades e esses produtores contavam com pouquíssima tecnologia dispondo de pouco maquinário e a mudança nessa situação dependia de uma transformação radical na estrutura agrária comunista soviética.
E várias foram as transformações feitas como o processo de Eletrificação de todo o país com o planejamento da construção de cinco usinaselétricas e em 1926 a primeira já foi concluída, a média do crescimento econômico do país estava acima dos 40% entre 1921 e 1925 e o PNB superou o nível de 1913. Mesmo com o grande esforço do país em industrializar e reforma na agricultura, os resultados da NEP foram lentos pois o país possuía uma falta crônica de mão-de-obra técnica, o baixo nível educacional da população com grande o número deanalfabetos e havia ainda o isolamento político por conta do comunismo. Isso causava uma grande instabilidade interna diminuindo a entrada de capital externo, provocando várias crises no país. A NEP foi abandonada em 1928 por Josef Stalin, sucedida pelos seus planos quinquenais.
O Socialismo Planificado e os Três Primeiros Planos Quinquenais (1928-1941)
Durante a liderança de Lênin a URSShavia retomado aos níveis de produção pré-guerra completando a reconstrução econômica do país, mas o país ainda possuía uma economia agrária pouco desenvolvida tecnologicamente, fazendo ser necessário um grande impulso para a mudança desta situação para a URSS garantir sua autossuficiência. Então o governo lançou um gigantesco e minucioso plano econômico com grandes investimentos na indústria,criando um “capitalismo de Estado Soviético”.
- Plano Quinquenal I
O plano visava a uma triplicação na produção de bens essências, e uma duplicação dos bens de consumo, e abranger todos os setores da vida econômica, os projetos mais completos eram os que tratavam da indústria pesada como as dos planos de eletrificação. Em princípio foram elaboradas duas versões de um plano dedesenvolvimento de médio prazo: uma mais realista e outra mais ideal. A primeira visava alvos mais factíveis, num prazo de 6 anos, prevendo dificuldades nas colheitas e no comércio exterior e reconhecendo os enormes problemas de produtividade de mão-de-obra. Ainda assim o governo aprovou a medida menos realista, num prazo mais curto de apenas 5 ano, pressupondo uma melhoria na produtividade e na produçãoagrícola, bem como a maior importação de maquinário e matérias-primas.
Misturando exagero ao otimismo, em pouco mais de um ano o Plano I foi revisado pra cima, decidindo até completa-lo em apenas 4 anos (1928-1932). Mas mesmo assim o plano apresentou vários problemas, por ter se baseado numa aumento irreal da produtividade agrícola, tanto em commodities, quanto em matérias-primas para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lênin e stalin
  • Stalin
  • Stalin
  • Stalin
  • stalin e depois
  • Stalin
  • Stalin
  • Stalin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!