economia classica

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
ECONOMIA CLÁSSICA

É o nome dado à primeira escola moderna de pensamento econômico, que se desenvolveu  da segunda metade do século XVIII ao século XIX.
O contexto histórico: Revolução Industrial. Sendo assim, buscavam compreender a dinâmica trazida por aqueles fenômenos, suas causas e consequências.
Os principais economistas clássicos incluem Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus,David Ricardo, John Stuart Mill, Johann Heinrich von Thünen e Anne Robert Jacques Turgot.

IDEIAS CLÁSSICAS:
A base do pensamento da escola clássica é o liberalismo econômico, ora defendido pelos fisiocratas. Seu principal membro é Adam Smith, que não acreditava na forma mercantilista de desenvolvimento econômico e sim na concorrência que impulsiona o mercado e consequentemente faz girar aeconomia.
A teoria clássica surgiu do estudo dos meios de manter a ordem econômica através do liberalismo e da interpretação das inovações tecnológicas provenientes da Revolução Industrial.

A escola clássica é caracterizada pela busca no equilíbrio do mercado (oferta e demanda) via ajuste de preços, pela não intervenção estatal na atividade econômica, prevalecendo a atuação da ordem natural e pelasatisfação das necessidades humanas através da divisão do trabalho, que por sua vez aloca a força de trabalho em várias linhas de emprego.
Os clássicos elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual o indivíduo deve satisfazer suas necessidades sem se preocupar com o bem-estar coletivo. Essa busca egoísta e competitiva, no entanto, estaria na origem de todo o bem público porque qualquerintervenção nessas leis naturais do comportamento humano bloquearia o desenvolvimento das forças produtivas. Usando a metáfora econômica de Smith, os homens, conduzidos por uma “mão invisível”, acabam promovendo um fim que não era intencional.



Marco inaugural do pensamento econômico clássico: obra A Riqueza das Nações, do escocês Adam Smith. Ele traz em seu livro “A Riqueza das Nações” oargumento de que não é a quantidade de bens valiosos como prata e ouro que determina a riqueza de uma nação, mas o trabalho é que da origem a prosperidade. Em consequência desse pensamento, qualquer mudança que permita melhores resultados das forças produtivas torna a nação mais rica. A principal delas – além da mecanização – é a divisão social do trabalho, um pilar para ideia de rendimentoscrescentes.
A teoria do valor foi importante na teoria clássica. Smith escreveu que "o preço real de qualquer coisa… é o esforço e o trabalho de adquiri-la" o que é influenciado pela sua escassez. Smith dizia que os aluguéis e os salários também entravam na composição do preço de uma mercadoria.

CONT. HISTÓRICO ESCOLA CLÁSSICA
REV. INDUSTRIAL

Teve início no século XVIII, na Inglaterra, com amecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou.
A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

Foia Inglaterra o país que saiu na frente nesse processo. Explicação:
A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor;
Possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período;
Mão-de-obra disponível em abundância (massa de trabalhadoresprocurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII);
O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo.

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia classica
  • Economia clássica
  • ECONOMIA CLASSICA
  • Economia Clássica
  • Economia classica
  • A econômia classica
  • Economia classica
  • Economia classica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!