economia ambiental

Páginas: 7 (1734 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Economia Brasileira
Curso: Economia
Professora: Kátia Macedo
Nome do aluno
Data: 25.02.2014

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua médiafinal.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Atividade

1. Depois de estudar sobre os ciclos econômicos que vigoraram no país por mais de quatrocentos anos, elabore um comparativo entre a economia agrícola daquela época e a dos dias atuais. Saliente os aspectos que se assemelham ou, por sua vez, que se distinguem nos períodos. (no mínimo 15 linhas)
R - A economiaagrícola do período colonial foi baseada no monopólio colonial. A metrópole tinha total controle comercial sobre a colônia, elas não podiam produzir algo que competisse com a metrópole, atuando somente no mercado de consumo. O que interessava a metrópole era dirigido ao mercado externo. A metrópole tinha o poder das compras dos produtos produzidos pela colônia, e como único comprador, os preçoseram limitados e os lucros dos produtores eram reduzidos. Adquiriu também, o direito exclusivo de fornecedor. Os colonos compravam os produtos fornecidos pela metrópole por um preço bem mais caro. Essa transação foi chamada de pacto colonial, e serviu apenas para que Portugal se apropriasse dos recursos financeiros do Brasil.
A produção da era colonial foi centrada na grande propriedademonocultora, o latifúndio e a mão de obra escrava, antes a indígena, depois a negra.
Os empreendedores não tinham interesse em investir ou se estabilizar nas colônias, o único objetivo era captar recursos para permanecer na metrópole.
O processo de colonização e crescimento está ligado a vários ciclos agroindustriais, como a cana-de-açúcar, com grande desenvolvimento no litoralnordeste, a borracha à região amazônica, o algodão e ao ouro. Logo depois o café, tornou-se a mais importante fonte interna e o principal financiador do processo de industrialização, mas recentemente a soja ganha destaque como principal commodity brasileiro de exportação.
O produtor rural passou gradativamente ser um especialista, envolvido quase que exclusivamente com a operação de cultivoe criação de animais, por sua vez, as funções de armazenamento, processamento e distribuição de produtos agropecuários, bem como de suprir insumos e fatores de produção, foram transferidos para organizações produtivas e de serviços nacionais e/ou internacionais fora da fazenda, impulsionando com isso, ainda mais a indústria agrícola.
O agronegócio brasileiro passou por um grande impulso etransformação, dos primórdios coloniais até a atualidade, com o desenvolvimento da ciência e tecnologia, proporcionando o domínio de regiões antes consideradas “inóspitas” para a agropecuária.
Atualmente, produtos oriundos do complexo de soja, carnes e derivados de animais, açúcar, álcool, madeira (papel, celulose e outros) café, chá, fumo, tabaco, algodão e fibras têxteis, vegetais,frutas e derivados, hortaliças, cereais e derivados e a borracha natural, são itens importantes na pauta de exportação brasileira.
A evolução do complexo do agronegócio confirma que a cadeia do agronegócio adiciona valor as matérias-primas agrícolas, onde o setor de armazenamento, processamento e distribuição final, constituem o vetor de maior propulsão do valor da produção vendida aoconsumidor, consolidando na fonte real de interligação entre agricultura e a indústria.
O agronegócio é o maior negócio mundial e brasileiro, gerador de emprego e riqueza para o país, envolvendo 1/3 do PIB brasileiro. A agricultura contribui decisivamente para as exportações com saldo comercial setorial positivo. Enfim, o agronegócio tem um papel importante no equilíbrio das contas do país....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia ambiental
  • Economia ambiental
  • A economia ambiental
  • economia ambiental
  • Economia ambiental
  • Economia ambiental
  • Economia Ambiental
  • Ambiental e Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!