ECO VALE 1

Páginas: 25 (6013 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015

IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM NA CIDADE UNIPACLÂNDIA - MG.















Rua Engenheiro Celso Murta, nº 600, Bairro Olga Corrêa na cidade de Teófilo Otoni/MG.

SÍNTESE
O presente trabalho mostrara a viabilidade da construção e implantação de uma Usina de Triagem e Compostagem na cidade de Unipaclandia – MG. Seus custos e benefícios econômicos e ambientais. Será mostrado todoo processo físico a ser realizado na UTC bem como o planejamento financeiro preciso para implantação da mesma.

OBJETIVO

O objetivo do projeto é a implantação de uma UTC na cidade de Unipaclandia, visando a melhor gestão de todo o resíduo solido gerado pela cidade sendo esse cerca de 120 toneladas/dia.

JUSTIFICATIVA

A criação de uma Usina de Triagem e compostagem além de uma soluçãoecologicamente correta proporcionam um meio lucrativo e uma solução totalmente viável para problemas ambientais da cidade.
Parte do produto da compostagem também será usado para sanar problemas do município em parceria com produtores e empresas, criando-se um viveiro de mudas frutíferas e de madeiras para reflorestamento destinadas aos produtores rurais e empresas que necessitem, mudas para realização derecuperação APP’S, reflorestamento de áreas degradadas pela ação do homem, bem como para o paisagismo da cidade.
Entre outras ações, a instalação da usina irá sanar o problema relacionado ao destino dos resíduos sólidos do município tendo em vista que um aterro sanitário seria inviável por ter vida útil curta, solução apenas estética, custo de manutenção caro e não trás benefícios ambientais
Aprincipal expectativa será principalmente de ganho na solução ambiental e econômica que a usina trará. Pois haverá lucro com a venda do material triado para a reciclagem e do composto produzido na mesma. O projeto prevê geração de empregos diretos para inicialmente 62 pessoas.
Tendo como objetivo alcançar a melhor qualidade para o composto e dando ao mesmo uma finalidade aceitável e necessária.
Osdemais resíduos serão selecionados, devidamente separados, prensados e guardados, acondicionados em depósitos e vendidos para empresas recicladoras.
Com a instalação da usina pode-se citar a grande economia em transporte, gastos com à saúde. Pode ser vistos também uma economia crescente a partir do aumento do consumo e benefícios governamentais vindos pela criação da UTC.
Ainda com essa medida, épossível prever a redução nos gastos públicos com a provável necessidade de recuperação das APP’S, a redução das mortes de animais por contaminação, entre outras medidas de menores impactos sociais, ambientais e econômicos.

USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM
Uma usina de processamento de resíduos sólidos é um equipamento intermediário de limpeza pública. São equipamentos eletromecânicos com afinalidade de facilitar a separação dos resíduos sólidos. As etapas clássicas da triagem de recicláveis são: recebimento, pesagem, separação (em esteiras, silos ou mesas/bancadas), prensagem/enfardamento e estoque.
As instalações de uma usina de triagem e compostagem podem ser agrupadas em 06 setores conforme descrição:
1º Setor - recepção e expedição: compreende as instalações e equipamentos decontrole dos fluxos de entrada (resíduos, insumos, etc.) e saída (composto, recicláveis, rejeitos).
2º Setor - triagem: é onde se faz a separação das diversas frações do resíduo.
Na sua maioria:
Papel e papelão;
Plástico duro (PVC, polietileno de alta densidade, PET);
Plástico filme (polietileno de baixa densidade);
Garrafas inteiras;
Vidro claro, escuro e misto;
Metal ferroso (latas, chapariaetc.);
Metal não-ferroso (alumínio, cobre, chumbo, antimônio etc.)
Caixas Tetra Park
Sacolas (brancas e mistas)
Resíduos orgânicos
3º Setor - pátio de compostagem: é a área onde a fração orgânica do lixo sofre decomposição microbiológica transformando-se em composto.
4º Setor - beneficiamento e armazenagem de composto: consiste em peneirá-lo retirando-se materiais indesejáveis, dando-lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eco 1
  • Eco 1
  • caatinga eco 1
  • Umberto Eco
  • eco logia 1
  • iNTRO eCO 1
  • ECO TRAB 1
  • Estudo Caso 1 Vale

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!