Sistema Endr Crino Amanda

968 palavras 4 páginas
Sistema Endrócrino
Todas as funções do nosso organismo são coordenadas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino. O sistema endócrino é constituído de glândulas endócrinas, que produzem os hormônios, substâncias liberadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos do corpo.
Uma vez no sangue, os hormônios agem apenas em um determinado tipo de célula, as chamadas células alvo. Essas células são dotadas de proteínas chamadas de receptores hormonais, que se combinam a um tipo específico de hormônio. Dessa forma, cada tipo de hormônio se liga apenas a células com receptores complementares aos seus, sendo que a estimulação hormonal só ocorre se houver uma combinação perfeita.
Quando ocorre esse encaixe, os receptores hormonais presentes nas células são ativados, provocando inúmeras reações químicas, sendo que o resultado de uma dessas reações pode ser visto no crescimento do corpo. Nesse crescimento há um aumento na velocidade da divisão celular e também na síntese de proteínas, o que promove o crescimento do organismo ─ como é o caso do hormônio do crescimento produzido pela hipófise. Vários outros hormônios causam inúmeros outros efeitos, como facilitar a entrada de glicose na célula, estimular a oxidação do alimento, aumentar o desejo sexual, etc.
A síntese de muitos hormônios é feita por um mecanismo que chamamos de feedback negativo. Nesse mecanismo, a substância que está sendo produzida controla a sua própria produção. Por exemplo, se faltar uma substância no sangue, determinada glândula é estimulada a secretar um hormônio que estimulará a produção da substância que está em falta. Quando se acumula no sangue, a substância inibe a glândula, que começa a produzir menos hormônio.
Em nosso corpo há várias glândulas endócrinas, sendo as principais: a hipófise, a tireoide, as paratireoides, suprarrenais ou adrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário). O tecido adiposo também atua como órgão endócrino, pois, ao acumular gordura, ele produz

Relacionados