Drenagem linfática na paciente mastectomizada com linfedema

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Drenagem linfática na paciente mastectomizada com linfedema Lymphatic drainage in a patient who had lymphoedema by mastectomy Taize Dagostim Feliciano Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina taized@bol.com.br Melissa Medeiros Braz Professora Mestre da Disciplina de Fisioterapia aplicada à Ginecologia e Obstetrícia II da Universidade do Sul de Santa Catarinamelissabraz@hotmail.com Av. José Acácio Moreira, 787 Bairro Dehon – Cx Postal 370, CEP 88704-900 Tubarão SC Resumo O câncer de mama é a neoplasia mais comum na mulher. O tratamento geralmente utilizado é a mastectomia, retirada cirúrgica da mama, que pode levar ao aparecimento do linfedema. O linfedema pode estar associado à diminuição da sensibilidade e da amplitude de movimento, causandotranstornos estéticos, psíquicos e físicos. Esta pesquisa é do tipo experimental com estudo de caso, tendo por objetivo verificar os efeitos da drenagem linfática manual no linfedema do membro superior na paciente mastectomizada. Para isto, estudou-se uma paciente submetida à mastectomia radical modificada direita, com linfedema grau I, em braço, antebraço e mão. Foi aplicada uma ficha de avaliação eperimetria. A paciente foi submetida a dez sessões de drenagem linfática manual. Na reavaliação observou-se redução significativa do edema, melhora na sensibilidade e amplitude de movimento, onde a paciente relatou uma grande melhora na realização das atividades de vida diária. Palavras chave: drenagem linfática, câncer de mama, linfedema.

Abstract
Breast cancer is the most common womanneoplasia. The procedure used is generally the mastectomy, that is a surgery to remove the breast, which the result can be a lymphoedema. The lymphoedema can be linked to the sensibility reduction and movement extent, causing esthetic, physical and psychological disruption. This research is an experimental one with case study, having as objective to verify the manual lymphatic drainage effects on thesuperior limb lymphoedema of the patient who had mastectomy. To achieve such objective it was studied a patient who was subjected to a right modified radical mastectomy, with a superior limb, and hand stage I lymphoedema. It was applied an evaluation and perimeter card. The patient was subjected to a ten times of manual lymphatic drainage. On the reevaluation it was observed, sensibility improvementand movement extent, where the patient gave an account of a great improvement on the daily activities achievements. Key Words: lymphatic drainage, breast cancer, lymphoedema.

Introdução O câncer de mama é a neoplasia mais comum na mulher. Ela acontece em mulheres jovens, a partir dos 25 anos de idade, com a maioria dos casos se concentrando entre os 45 e 50 anos. Pode estar relacionado com opadrão de dieta alimentar, comportamento hormonal e reprodutivo e fatores genéticos. É um câncer que pode ser detectado precocemente, sendo a própria paciente que o descobre. Como a maioria das mulheres não tem hábito de realizar o auto-exame das mamas, nem sempre isto acontece. A Fisioterapia acompanha as mulheres submetidas a cirurgias da mama por tumores malignos. Estas cirurgias vão desde aretirada do tumor até a retirada da mama. Existem então várias formas de se abordar a questão da cirurgia. Independentemente do tipo de intervenção feita, é importante saber que cada caso é um caso, com suas necessidades diferentes. Após a mastectomia, poderá ou não ocorrer o linfedema, excesso de linfa acumulada fora do vaso linfático, que é mais comum de 2 a 5 anos após a cirurgia. Ocorredevido à retirada de gânglios linfáticos axilares, em maior ou menor número, dependendo do critério cirúrgico utilizado e, com isso, há uma interrupção da circulação linfática do membro superior. O linfedema pode acarretar diversos problemas, dentre eles, a diminuição na amplitude de movimento no membro superior, alterações da sensibilidade e processos inflamatórios e infecciosos. Causa enormes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drenagem linfática manual em pacientes com câncer de mama
  • Drenagem Linfática
  • drenagem linfatica
  • Drenagem linfática
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfática
  • pacientes mastectomizadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!