07772411960

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Benefícios da drenagem linfática manual para gestantes
Introdução: Sabe-se que desde a antiguidade os médicos possuíam noções sobre a linfa e os vasos linfáticos. Mas somente no século XVII algunsanatomistas descobriram e estudaram a linfa e os vasos linfáticos. O método de drenagem foi desenvolvido na Alemanha por um casal Dinamarquês Estrid e Emil Vodder em 1932.Naquela época a drenagemainda era um tabu, mas assim mesmo eles resolveram estudar a drenagem em seus pacientes que apresentavam os gânglios linfáticos do pescoço inchados causados por infecções e resfriados devido ao clima dopaís.
Objetivos: Verificar os benefícios da drenagem linfática manual no período gestacional.
Desenvolvimento:
Durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por váriasmodificações estruturais e musculares. O corpo tem um aumento do volume sanguíneo que varia de 30 a 50%, o corpo da mulher possui a capacidade de reter um volume de água em até 8 litros. (GUYTON 2000)Neste período o aumento médio de peso é 12 quilos, porém os médicos recomendam um aumento de até 13 quilos. Segundo Jaquemay (2000) a linfa é considerada o líquido mais nobre do organismo. Segundo suacomposição pode ser incolor, esbranquiçado, amarelo limão, opaca e leitosa. Durante a digestão a linfa circula em um ritmo lento em todo o corpo com exceção dos tecidos não vascularizados como oepitélio.
Para Guirro (2002), o sistema linfático possui várias funções importantes, como o retorno de líquidos intersticial para a corrente sanguínea, destruição de microrganismos e antígenos. O sistemalinfático possui um sistema vascular que serve para filtrar o líquido coletado pelos vasos.
A drenagem linfática manual se torna um ótimo recurso no atendimento á gestante do terceiro mês até o finalda gravidez não só como estímulo a reabsorção venosa e linfática influenciando na redução do edema como também na insônia, que podem ocorrer na gestação e aumento da imunidade. KELLY GOMES (2007)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!