DOSSI I Cap Tulo 1 A Reinven O Da Advocacia

3195 palavras 13 páginas
DOSSIÊ I
1 A REINVENÇÃO E A INOVAÇÃO NA ADVOCACIA
Laura Selem e Rodrigo Bertozzi
1 A Reinveção da Advocacia
Um atento observador da história da humanidade afirmaria que em questão de décadas toda a estrutura social hoje vivida transformar-se-á vertiginosamente os valores políticos e sociais, as artes, as instituições básicas. Daqui a cinquenta anos, existirá um novo mundo, e as pessoas nele nascidas não conseguirão nem mesmo imaginar onde viveram seus avós e nasceram seus pais.
É o que ocorre atualmente com a Advocacia.
A revolução da profissão mais antiga que se tem notícia, a Advocacia, já está acontecendo, quer gostemos ou não. Uma mão invisível enpurra-nos para novas dimensões, por isso chegou o momento exato de revirar tudo: sua carreira, seu escritório e, por fim, sua vida. Chega de encontrar desculpas ou motivos para a letargia. Se desculpas movessem o mundo, os oceanos seriam depósitos de lágrimas. O mundo desloca-se de forma evolucionista por causa das ideias. Tom Peters, um dos maiores gurus em administração do planeta, crê que estamos à beira da maior e mais profunda onda de mudanças dos últimos mil anos.
Algumas ideias revolucionárias no mundo jurídico devem surgir, entre elas:
• Quebra de regras e paradigmas
• Busca incessante pela inovação
• Educação multidisciplinar para o futuro
• Rompimento com o tempo jurídico convencional
• Mais negociação e menos litígio
Um advogado que tivesse militado na década de 1970 não conseguiria reconhecer o mundo de hoje aos operadores do Direito. O sistema, o qual é a base do serviço jurídico no Brasil, está sendo gradativamente demolido: lentidão, linguagem hermética, vaidade excessiva e atraso tecnológico estão literalmente sendo banidos das práticas jurídicas correntes. O cliente mudou sua forma de agir e de pensar. A tecnologia acelerou a disponibilidade imediata de um volume incalculável de informação. E milhares de novos advogados são despejados anualmente no já abarrotado mercado jurídico brasileiro. Esses

Relacionados