DOSSI II Cap Tulo 3 Gest O De Talentos Jur Dicos

1803 palavras 8 páginas
CAPÍTULO 3

GESTÃO DE TALENTOS JURÍDICOS

Das tarefas que os sócios de um escritório de Advocacia enfrentam no dia-a-dia, apontamos, como mais espinhosas, aquelas que dizem respeito à atração de profissionais, à retenção e à motivação dos talentos jurídicos, ou, como diz Peter Drucker, dos "trabalhadores do conhecimento".
Dentro de um escritório de Advocacia, os advogados são os detentores do capital intelectual. São eles que, na grande maioria das vezes, relacionam-se, conhecem detalhes da atividade do cliente e detêm informações privilegiadas. São eles que desempenham funções críticas para a banca. São eles os mais valiosos ativos e a maior fonte de vantagem competitiva de uma sociedade de advogados.
Uma das reflexões mais importantes a fazer está relacionada à seleção e à contratação de advogados e estagiários. Uma boa seleção diminui a margem de erro na contratação de profissionais inadequados. Hoje há um consenso sobre não mais bastar apenas competência técnica para que um profissional seja admitido numa equipe jurídica: é preciso saber um pouco de tecnologia, de negociação, de economia, de gestão. Alguns conhecimentos específicos também são desejáveis: inglês jurídico, reorganização de empresas, valores mobiliários, entre outros. Os sócios também precisam avaliar que tipos de comportamentos, valores e hábitos são mais condizentes com a cultura e a filosofia de trabalho do escritório. É preciso gastar tempo com isso, caso contrário a perda de dinheiro e energia será inevitável.
Criar algumas regras para esse momento tão importante no escritório é uma medida salutar.
Antes de contratar um novo funcionário:
• Determine se existe realmente a necessidade de contratar alguém.
• Pense criativamente sobre como realizar a tarefa sem ter de contratar novas pessoas (melhorar processos, eliminar trabalhos desnecessários, dividir o trabalho de uma maneira diferente etc).
• Determine as habilidades que você procura no profissional.
• Escreva a descrição do cargo dessa

Relacionados