dores existenciais

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

Dores Existenciais

Originalmente, desde os primeiros primatas, a dor se constituiu em um parecer físico, um aviso sobre algo que está provocando dano, sobre algo cujo funcionamento causaperigo ou ruína, ou seja, um sinal. No entanto, a interpretação do sinal pode promover curiosidades e desvios peculiares. Exemplo: a pessoa não sabe lidar com o amor e, ao amar, sente dores existenciaiscomo a angústia, a ansiedade, e mesmo sintomas físicos. Para ela, o amor pode vir acompanhado de dor e um pode não passar sem o outro. O escritor angolano José Eduardo Agualusa, em sua obra, nos colocadiante disso com o exemplo que segue: “O amor é uma renúncia. Amar alguém é desistir de amar outros, é desistir por esse amor do amor de outros. Eu desisti de tudo. A partir desse dia, dei-lhe todosos meus dias. Entreguei-lhe os meus sonhos, os meus segredos, as minhas convicções mais profundas. Não me queixo! Não sou ingênua nem estúpida. Quando digo que o amor é uma renúncia, quero dizer quefoi assim para mim. Para Bill foi sempre uma outra coisa. Eu sabia que ele reparava noutras mulheres, e que outras mulheres reparavam nele”, diz a personagem.
Você sabe diferenciar a dor de umacicatrização da dor de um ferimento ocorrido recentemente? A diferença pode mostrar como lidar com uma dor que parece ser igual a qualquer outra dor. Onde estão os pontos de sensibilidade à dor em umapessoa? Há dores pontuais, restritas a eventos e especificidades; há dores que se esparramam por longos trechos existenciais; há dores deslocadas, como aquelas que encontramos nas lembranças. A aproximaçãodo ponto de dor pode não ser suficiente para que ela apareça; há dores que se manifestam apenas nas configurações mais intrincadas dos discursos.
Como funcionam as equivalências entre dores físicase mentais, se assim separarmos cartesianamente as coisas? Há quem tolere bem dores da alma e tolere pouco as dores físicas; existe o contrário também. Entre as relações temos elementos insólitos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dores
  • Dores
  • Dore
  • Existêncial
  • Existencial
  • Existencial
  • Nossa Senhora Das Dores
  • Origem das dores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!