ABORDAGEM DESENVOLVIMENTIST1

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Educação Física Escolar: uma abordagem Desenvolvimentista tem como objetivo discutir as características da Educação Física, com base em teorias do desenvolvimento humano, e propor uma abordagem desenvolvimentista para as aulas de Educação Física. A Educação Física Desenvolvimentista encoraja as características únicas do indivíduo e é baseada na proposiçãofundamental de que embora o desenvolvimento motor seja relacionado com a idade, ele não é dependente da idade. Como resultado disso, as decisões do professor concernentes a o que ensinar, quando ensinar e como ensinar é baseado primeiramente na adequação da atividade para o indivíduo, e não na adequação da atividade para um determinado grupo etário. A Educação Física Escolar deve enfatizar a aquisição dehabilidades de movimento e crescente competência física baseada no nível desenvolvimentista único no indivíduo. Portanto, as atividades de movimento que os alunos executam em programas de Educação Física na abordagem desenvolvimentista correspondem ao seu nível de aprendizado da habilidade motora. . É uma tentativa de integrar os conhecimentos de desenvolvimento; Oferecer ao aluno condições dedesenvolver seu comportamento motor através da diversidade e complexidade de movimentos. Dirigida para crianças na faixa etária entre 4 e 14 anos. Acredita que a melhor capacidade de controlar o movimento contribui no conhecimento próprio e aplicação do movimento. Privilegia a aprendizagem do movimento embora possa estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência das habilidades motoras. Odesenvolvimento cognitivo (alfabetização e pensamento lógico-matemático, por exemplo). Podem ocorrer como subproduto não sendo objetivo prioritário. Sequência dos movimentos:
- Fase dos movimentos fetais;
- Fase dos movimentos espontâneos e reflexos;
- Fase dos movimentos rudimentares;
- Fase dos movimentos fundamentais;
- Fase de combinação dos movimentos fundamentais;
- Fasedos movimentos culturalmente determinados.
Autores criadores da abordagem
O modelo desenvolvimentista é explicitado, no Brasil, principalmente nos trabalhos deTani (1987),Tani et alii (1988) e Manoel (1994). A obra mais representativa desta abordagem é Educação Física Escolar: Fundamentos de uma Abordagem Desenvolvimentista (Tani et alii, 1988). Vários autores são citados no trabalho exposto,mas dois parecem ser fundamentais:D. Gallahue e J. Connoly.
Para Tani et alii (1988) a proposta explicitada por eles é uma abordagem dentre várias possíveis, é dirigida especificamente para crianças de quatro a quatorze anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar.
Segundo eles é uma tentativa de caracterizar a progressão normal docrescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora e, em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física Escolar .
Os autores desta abordagem defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Suafunção não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora.
Em suma, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras. Para a abordagem desenvolvimentista, a Educação Físicadeve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos.
Assim, o principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. A criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abordagem
  • abordagens
  • Abordagens
  • Abordagem
  • abordagem
  • abordagens
  • abordagem
  • abordagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!