DOEN AS PSICOSSOM TICAS avisos terapeuticos

727 palavras 3 páginas
DOENÇAS
PSICOSSOMÁTICAS
Professora Marisa
Antropologia da Saúde

O

termo psicossomático deriva dos termos psique = mente e soma = corpo e expressa a unidade corpo-mente.

Psicossomática


A “psicossomática” é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.

Doença psicossomática


Psicossomática é o estudo das relações entre as emoções e os males do corpo, baseia-se na observação de que estresses psicológicos e sócio-culturais podem desempenhar um papel na predisposição, inicio curso e resposta ao tratamento de algumas alterações fisiológicas e distúrbios orgânicos.
A culpa, o medo, a tensão do dia-a-dia, não podem ser medidos, mas podem ser tão patogênicos quanto um vírus.

HISTÓRIA


Psicossomática: termo introduzido na
Medicina em 1818 por Helmholtz com o sentido, naquela época, de designar as doenças somáticas que surgiam tendo como fator etiológico os aspectos mentais.

A DOENÇA PSICOSSOMÁTICA E
SUA ABORDAGEM
A

doença, qualquer que seja ela, vai estar “presa” ao corpo. Este mesmo corpo que ao nascer, foi tratado (espera-se), com todo carinho e atenção.

DOENÇA PSICOSSOMÁTICA
E SOMATIZAÇÃO
 Referem-se

a aspectos diferentes do mesmo ponto: a influência da mente sobre a saúde de nosso corpo. 

Doenças psicossomáticas são doenças físicas provocadas por um estado emocional alterado e prolongadas. O corpo faz esforços constantes no sentido de conservar-se em equilíbrio. Se a tensão e outros fatores desequilibrarem a gangorra, o corpo vai buscar uma adaptação através de alterações em sua química, que poderá ser danosa para o resto do organismo, levando ao que se denomina de moléstias de adaptação. A doença pode surgir quando o individuo esta sob tensão, como já dissemos, e algumas das fontes é a alteração externa. Acontecimentos importantes na vida particular, bons ou maus, podem

Relacionados