pronto

Páginas: 11 (2529 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2015






































































































Introdução

A madeira é um material natural proveniente das árvores que possuem grande quantidade de água indispensável ao seu desenvolvimento. Assim sendo, após a obtenção da madeira é necessário diminuir o seu teor em água.
A secagem de madeira é uma técnica que consiste na redução do seuteor em água, com a finalidade de que a madeira atinja um determinado ponto de humidade, com um mínimo de defeitos, tendo em conta o fim para o qual se destina. Assim, a madeira adquire uma maior resistência mecânica, menor variação dimensional e superior resistência à putrefacção proporcionando-lhe melhor capacidade de preservação e aplicação. A secagem pode ser efetuada naturalmente (executada aoar livre), artificialmente (realizada em estufas próprias), ou pela conjugação destas duas formas.
A secagem da madeira de eucalipto deve ser, sempre que possível, executada em condições suaves tanto de temperatura como de humidade relativa do ar, a fim de proporcionar uma secagem mais lenta, para que a quantidade de defeitos seja a menor possível.
A secagem ao ar deve ser realizada em locaisabertos, empilhando as tábuas espaçadas entre si de modo a permitir que o ar circule entre as peças e diminua sua umidade. A secagem ao ar é comumente utilizada em empresas para realização da pré-secagem de modo a otimizar o tempo de secagem em estufa. O ponto mais importante da secagem ao ar está na montagem da pilha de madeira que deve ser realizada com seguintes cuidados: isolamento do solo,alinhamento das peças e cobertura adequada. 
As vantagens da secagem em estufa são o menor tempo do processo, maior controle e obtenção de teores de umidade mais baixos, porém há desvantagens como o maior custo de implantação desse sistema e de operação do equipamento.
A madeira aparelhada é obtida dos toros ou de secções maiores de madeira, por meio de processamento na serra de fita.
Com vista aalcançar o produto pretendido, os toros de madeira devem ser serrados de acordo com a futura utilização da madeira, de modo a que esta possa ser comercializada possuindo a qualidade desejada. Assim, é importante estudar o desdobramento e as técnicas de corte apropriadas a cada circunstância.
A qualidade da madeira deve ser, se possível, definida segundo normas que regulam as diferentes classificações.Elevar o padrão, é extremamente necessário, mesmo subindo um pouco o preço, quase sempre elege o fornecedor como favorito.
O sistema atual de produção e consumo é considerado como um dos grandes responsáveis pelos problemas de poluição e de suas consequências tanto no meio ambiente, quanto na sociedade humana. Os problemas aparecem desde o momento da extração dos recursos naturais, passando pelafabricação e pelo uso de bens de consumo na sociedade humana, aqui denominada meio cultural, e finalizando na disposição de resíduos. Esses fatores são apontados como uma das principais causas dos impactos ambientais negativos que assolam nosso planeta atualmente.




















Madeira Serrada

A madeira serrada é muito utilizada no mundo e tem uma grande importância em diversos processosem diferentes áreas, pois é a partir da madeira serrada que muitos produtos são confeccionados e de seus resíduos outros processos são possíveis como geração de biomassa além da própria ser utilizada diretamente em áreas como da construção civil. Em uma cadeia produtiva o trabalho da serraria, de gerar a madeira serrada, é considerado a primeira transformação, pois é onde ocorre a transformação dastoras em tábuas, vigas, pranchões e outros, e também por que é a madeira serrada que abastece outros setores e industrias madeireiras que são caracterizados de segunda e terceira transformação.
Para que se comece a primeira transformação das toras em uma serraria, as mesmas devem ser primeiramente direcionadas para o pátio de toras onde serão preparas para a entrada na serraria. Este preparo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pronto
  • pronto
  • pronto
  • Prontos
  • pronto
  • Pronto
  • pronto
  • Pronto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!