A madeira serrada muito utilizada no mundo e tem uma grande import ncia em diversos processos em diferentes reas

2529 palavras 11 páginas
Introdução

A madeira é um material natural proveniente das árvores que possuem grande quantidade de água indispensável ao seu desenvolvimento. Assim sendo, após a obtenção da madeira é necessário diminuir o seu teor em água.
A secagem de madeira é uma técnica que consiste na redução do seu teor em água, com a finalidade de que a madeira atinja um determinado ponto de humidade, com um mínimo de defeitos, tendo em conta o fim para o qual se destina. Assim, a madeira adquire uma maior resistência mecânica, menor variação dimensional e superior resistência à putrefacção proporcionando-lhe melhor capacidade de preservação e aplicação. A secagem pode ser efetuada naturalmente (executada ao ar livre), artificialmente (realizada em estufas próprias), ou pela conjugação destas duas formas.
A secagem da madeira de eucalipto deve ser, sempre que possível, executada em condições suaves tanto de temperatura como de humidade relativa do ar, a fim de proporcionar uma secagem mais lenta, para que a quantidade de defeitos seja a menor possível.
A secagem ao ar deve ser realizada em locais abertos, empilhando as tábuas espaçadas entre si de modo a permitir que o ar circule entre as peças e diminua sua umidade. A secagem ao ar é comumente utilizada em empresas para realização da pré-secagem de modo a otimizar o tempo de secagem em estufa. O ponto mais importante da secagem ao ar está na montagem da pilha de madeira que deve ser realizada com seguintes cuidados: isolamento do solo, alinhamento das peças e cobertura adequada.
As vantagens da secagem em estufa são o menor tempo do processo, maior controle e obtenção de teores de umidade mais baixos, porém há desvantagens como o maior custo de implantação desse sistema e de operação do equipamento.
A madeira aparelhada é obtida dos toros ou de secções maiores de madeira, por meio de processamento na serra de fita.
Com vista a

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas