Doces

Páginas: 4 (991 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
DOCES DO BRASIL
Os doces do Brasil surgiram no período colonial, em especial a partir do século XVIII com a instalação em larga escala dos engenhos de açúcar no país.
Antes da instalação dosengenhos, as primeiras sobremesas legitimamente brasileiras foram às frutas tropicais, tais como a manga e a carambola, regadas a mel. A banana com laranja foi a principal sobremesa durante o início doperíodo colonial; sendo popular, também a banana assada ou frita com canela.
A partir do advento do açúcar, surgiu a calda e, com ela, as compotas de frutas que eram descascadas e cozidas pelosescravos. Os religiosos portugueses mantiveram as receitas à base de ovo que preparavam em seu país de origem, mas acrescentando ingredientes brasileiros. Assim surgiram doces como quindim, bom-bocado,manjar e pudim. A utilização dos ovos se dava devido ao fato de que Portugal foi o principal produtor da Europa entre os séculos XVIII e XIX.
A partir desse momento, em cada região do país foram sedesenvolvendo receitas típicas de acordo com o alimento que era encontrado em abundância em cada lugar. Assim, o hábito de se comer determinados tipos de doce passou a fazer parte dos costumes locais,fazendo das sobremesas parte importante da culinária brasileira.


 Região Nordeste do Brasil

A culinária nordestina do nosso país foi formada através da influência de vários povos, e podemos citaras três que mais influenciaram que foram, a portuguesa, a indígena e a africana. A mistura de muitos sabores e temperos diferentes, e assim a culinária brasileira do nordeste foi aos poucos seformando durante o período colonial.

Bolo de rolo
Típico de Recife, o bolo de rolo é quase um rocambole feito de pão-de-ló bem fininho e recheado com goiabada – é uma verdadeira tentação. O que poucossabem é que o doce foi inspirado no “colchão de noiva”, um bolo português que é quase igual, porém recheado com nozes. Por muito tempo ele foi restrito aos senhores de engenho e à alta sociedade, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doces
  • Doces
  • DOCE
  • doce
  • doce
  • doce
  • doces
  • um doce

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!