Doc.Trab.

2124 palavras 9 páginas
Disciplina: Educação e Antropologia Cultural

Introdução
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas, mas não tendo esse recurso com podemos desenvolver uma vida melhor para a nação. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda precisa melhorar bastante a rede de ensino, pois a educação não depende só do professor e sim de vários fatores que transforma a escola na segunda casa do aluno. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor, pois o aprendizado não acaba no Ensino Médio, muitas pessoas acham que só isso basta. Para uma nação consciente a educação tem que ser praticada também no dia a dia de cada um, para que a nação cresça.

Educação no Brasil

A educação no Brasil sozinha, não resolve os problemas sociais do país. É preciso primeiro melhorar a formação, pois o desenvolvimento dos alunos implica no desenvolvimento da escola e dos professores.
A reflexão sobre a educação brasileira, em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.
Podemos nos voltar aos dados nacionais:
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens

Relacionados