Do martelo do juíz

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2012
Nesta resenha de modo bem amplo e conciso irei trabalhar em aspectos gerais o significado da batida do martelo do juiz que consequentemente nos instiga a entendermos e compreendermos a realidade dodireito

O martelo era acoplado a míticas histórias gregas e escandinavas, mas foi nos Estados Unidos que o martelo se popularizou, mas acredito que a corrente mais lógica que agrega à figura domartelo a justiça é a de quando os antigos judeus e cristãos o utilizavam em reuniões e cultos públicos, pois alem de chamar a atenção das pessoas, tais eram ensinadas da Justiça de Deus.

Mas qual osignificado do martelinho nos dias de hoje?
Para entendermos seu significado, primeiro temos que compreendermos a realidade do Direito (ai que está à questão: compreender).

Mas esse entender não ébuscado só nos dias de hoje. Há muito tempo atrás muitas escolas surgiram em detrimento do estudo científico mais aprofundado do Direito, tais como: racionalismo metafísico ou
jusnaturalista;empirismo exegético; historicismo casuístico; sociologismo eclético;
racionalismo dogmático e egologia existencial.

Em Epítome de todas as obras dessas escolas, o Direito para ser entendido de maneiralímpida e plácida, segundo carvalho, é necessário a distinção entre dois aspectos dessa disciplina: a Ciência do direito e o Direito Positivo onde ambas são contrarias no que é dito verídico de seu objetocognoscível.

Ainda Paulo de Barros afirma a existência de dois sistemas: os reais e os proposicionais, o primeiro seria o empírico enquanto o segundo seria as proposições da lei (do direito).Os sistemas reais são aqueles ditos perceptíveis ao homem que embasam uma veracidade tanto natural como social. A ciência do Direito pertence aos reais cuja função é descrever a estrutura do direito ea inter-relação com seus elementos.

Já os sistemas proposicionais são formados pelo conjunto dos objetos abstratos
modelados pela racionalidade humana como : Gramática, na Lingüística, a Teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 10 perguntas elabora sobre o Martelo do juiz
  • Martelo
  • Juiz
  • Parabola do Martelo
  • O JUIZ
  • Juiz
  • juiz
  • juiz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!