Do Ensino Fundamental Ao Ensino Mu00E9dio

417 palavras 2 páginas
Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Quais são os dois principais sistemas utilizados na educação para Superdotados?
Os profissionais não concordam sobre o melhor sistema de ensino para os alunos superdotados, e muitos modelos e práticas educacionais distintos são usados nos Estados Unidos. Embora alguns sistemas sejam ecléticos e combinem estratégias eficazes, dois- enriquecimento e aceleração.
Exemplos:
Processamento Cognitivo;
Pensamento abstrato;
O raciocínio;
A resolução criativa de problemas
O autocontrole
O domínio de conteúdo
A amplitude e a profundida do assunto;
O estudo independente;
O desenvolvimento de habilidade;
A aprendizagem baseada na situação problema;

Enriquecimento. Dialogar abertamente, quando assuntos extras ou habilidades são incluídas no currículo tradicional: Esse sistema é denominado enriquecimento.
Exemplos de Enriquecimentos são: estudo independente, memória e estágio.

A tríade de enriquecimento / modelo porta giratória, um sistema popular de enriquecimento procura modificar todo o sistema educacional, permitindo que de 15 a 20% ao invés de 2 a 3% participe das atividades avançadas. Como o programa funciona? Os alunos giram dentro e fora dos diferentes níveis de seus programas em três tipos de categorias e habilidades.

1- O enriquecimento de atividades expõe a toda turma do ensino regular, novos e interessantes assuntos para estudo, conduzido por meio de uma variedade de prática de ensino (palestras, saída de campo, demonstrações, vídeos e filmes, entre outros).

2- As atividades estimulam todos os alunos a aprimorar suas habilidades cognitivas e afetivas por meio de suas próprias habilidades expressivas (escrevendo uma peça, fazendo um desenho, usando um equipamento).

3- Aos alunos motivados são dadas oportunidades para pôr em prática habilidades criativas e investigativas avançadas, e aqueles que demonstram grande interesse são providos com instruções e atividades especializadas para explorar assuntos específicos, questões

Relacionados