CERTO Corpo do Trabalho TERMODIN MICA I 2

Páginas: 16 (3941 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. TEMPERATURA E CALOR 4
2.1. CONDUÇÃO E CONVECÇÃO 6
2.2. UNIDADE DE CALOR 6
3. PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA 8
4. TRANSFORMAÇÕES GASOSAS 9
4.1. TRANSFORMAÇÕES ISOTÉRMICAS 9
4.2. TRANSFORMAÇÕES ISOBÁRICAS 10
4.3. TRANSFORMAÇÕES ISOCÓRICAS 10
4.4. TRANSFORMAÇÕES ADIABÁTICAS 11
5. TRANSFORMAÇÕES CÍCLICAS 13
7. APLICAÇÕES DA TERMODINÂMICA NA AGRONOMIA 17
7.1. IMPORTÂNCIA DATEMPERATURA DO SOLO 17
7.2. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES 17
8. REFÊRENCIAS 19



Sumário de Imagens
Figura 1: Comparação das escalas de temperatura Fahrenheit, Celsius e Kelvin. 5
Figura 2 - Representação gráfica de uma transformação isotérmica. Estudo da pressão sobre o volume. 9
Figura 3 - Gráfico que representa a transformação isobárica. 10
Figura 4 - Gráfico querepresenta a transformação isocórica. 11























1. INTRODUÇÃO
Quase tudo o que acontece envolve, de certa forma, perceptivelmente ou não, transformações de algum tipo de energia em energias de outros tipos ou, em alguns casos, simplesmente transferências de energia. Por exemplo, a energia do Sol, sob forma de luz ou de calor, é absorvida pelas plantas, pelo solo, pela nossa retina. Vemos,sentimos e vivemos porque roubamos alguma energia do Sol. No fundo, a absorção e consequente transformação da energia do Sol é a responsável maior pelas transformações que ocorrem na Terra.
A termodinâmica estuda as relações entre as quantidades de calor trocadas e os trabalhos realizados no processo físico, evolvendo um sistema termodinâmico, constituído por um corpo (ou um conjunto de corpos)e tudo que situa fora desse sistema, que é denominado meio exterior.
Calor é definido como sendo a energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para o outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio. A temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou agitação das partículas que compõe os corpos.
Existeuma superfície de controle que demarca o sistema termodinâmico, esta superfície possuirá características específicas que isolam ou permitem transferências entre o sistema considerado e o resto do espaço, assim os sistemas podem ser classificados como:
Sistemas isolados - Não existe nenhum tipo de contato com o meio externo e o sistema encontra-se completamente impermeável para qualquer troca deenergia e ou partículas. As paredes são rígidas e mantém o volume fixo.
Sistemas fechados - Nesses sistemas as superfícies de controle continuam impermeáveis para troca de matéria, mas permitem a troca de energia.
Sistemas abertos – Nesse caso as superfícies permitem a troca de energia e de partículas.


2. TEMPERATURA E CALOR
O conceito de temperatura é bastante intuitivo, na medida em que estáassociado a um sentido humano. Entretanto, sua definição formal encontra-se na Termodinâmica. Uma definição de temperatura advém da Lei Zero da Termodinâmica, que trata do equilíbrio térmico entre sistemas (na Termodinâmica também chamados de sistemas fechados, isto é, uma quantidade definida de matéria): “Se dois sistemas A e B estão em equilíbrio térmico, e se um terceiro sistema C está emequilíbrio térmico com B, então A e C estão em equilíbrio térmico”. É o que se denomina de relação transitiva na matemática: A está relacionado com B; B está relacionado com C; então A está relacionado com C. Nota-se que esta é uma observação empírica: se A, B e C estão em equilíbrio térmico, então há uma relação transitiva entre eles, há propriedade comum entre os mesmos. E esta propriedade é chamada detemperatura.
A temperatura é a propriedade que governa o processo de transferência de calor (energia térmica) para e de um sistema. Dois sistemas estão em equilíbrio térmico quando suas temperaturas são iguais, isto é, calor não flui entre eles. Havendo uma diferença de temperatura, o calor fluirá do sistema mais quente para o mais frio, até que se restabeleça o equilíbrio térmico, por meio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula I Termodin Mica
  • TERMODIN MICA 2 etapa
  • 2 Lei da Termodin mica
  • Lista 2 Termodin mica
  • Trabalho De Fisica Termodin Mica
  • Trabalho Final de Termodin mica
  • TRABALHO 02 Termodin mica
  • resumo 2 lei da termodin mica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!