Diversite

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
[pic]

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RENATO SOARES DA ROCHA VIEIRA













PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR individual
A EDUCAÇÃO, O PREFÁCIO DA VIDA





















Barra - Ba
2013

RENATO SOARES DA ROCHA VIEIRA












PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR individual
A EDUCAÇÃO, O PREFÁCIO DA VIDA



















Trabalho de Produção TextualInterdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem; Seminário I


Orientadores: Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete Strang; MárciaBastos; Lilian Salete A. M. Lima

















Barra-Ba
2013

INTRODUÇÃO

Educar é um ato de amor constante, e o início da vida se baseia em uma afeição cheia de perspectivas onde a educação se faça presente, e, assim se torna extraordinário enfatizar a importância de umaadequada abertura no âmbito da aprendizagem, que deve, acima de tudo, ser sempre processual e contínua, tendo proeminência em seu zelo por um futuro cada vez mais promissor. Por isso, se faz jus à apreciação da educação como real prefácio da vida.
Certo dia, ao ler um texto, de certo professor, me chamou a atenção a sua expressão “uma geração sem livros, nem leituras”. É sorumbáticodepararmos com essa realidade, mas é extremamente verdadeira essa afirmação, pois leciono para alunos do ensino fundamental II e me deparo com situações tristes em que se fazem presentes a todo instante, no que se refere ao universo vocabular.
Já dizia nosso grande mestre “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por issoaprendemos sempre” (Freire, Paulo), onde sábias palavras se fazem presentes à educação, em que tudo se constrói entorno de trocas de sabedorias não só de professor para aluno, mas também vice-versa. E, indo ainda mais a frente temos que estarmos cientes de que junto ao dia seguinte se constitui num dia que se passou, transversalmente pelo nosso presente, onde quando conseguimos ter a sabedoria doque partimos para ter ciência do que equivaleremos em um futuro vindouro.
Assim, a escola não é somente ambiente para transferir conhecimentos e princípios, mas a principal intercessora de verossimilhanças, junto a um conglomerado de corporações capacitado, fazendo com que o educando se sinta na edificação de uma aprendizagem construtiva e consistente. Portanto, vejo que o educandárioestá carecendo equivaler-se a um apresto à vida, onde deve ter como papel primordial organizar homens do mundo para o mundo, sendo recinto de grandes aprendizagens, com amplas multiplicidades culturais, econômicas e sociais, que levem a constituição de agregar todo aparato de ensino na formação de coletividade que envolva toda hierarquia escolar, do processo pedagógico, e, assim, todo o conjuntoque prepondera para uma sociedade mais equitativa e democrática.

DESENVOLVIMENTO


“E se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”(FREIRE, Paulo).

Pude observar durante as aulas de Sociologia da Educação o abarco de que a nossa sociedade institui para os sujeitos, devidamente por meio dos seus grupos àqueles a que se têm relações, quais passagens necessitam andar no aumento ético de cada sujeito, que por sua vez, se torna eficaz competir preceitos já instituídos em nossa sociedade no ensejo de penalidades reais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!