ditadura e guerra fria

Páginas: 15 (3571 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
Doutrina Truman
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou destruída e enfraquecida política eeconomicamente, com isso emergiram duas potências mundiais, Estados Unidos e União Soviética, que representavam o capitalismo e o socialismo, respectivamente.

Ao sair da Guerra, a União Soviética aspirava ampliar a atuação do socialismo, a começar pelo leste europeu. Ao perceber a expansão do socialismo, liderada pelos soviéticos, o britânico Winston Churchill começou a motivar todos oscapitalistas a criarem estratégias com intuito de conter tal avanço.

O governo norte-americano declarou apoio a essa iniciativa, o presidente Harry S. Truman, no dia 12 de março de 1947, proferiu diante do Congresso Nacional um agressivo discurso, afirmando que os países capitalistas deveriam se defender da ameaça socialista.

A partir dessa declaração se consolidou a Doutrina Truman, e, para algunsestudiosos, começou a Guerra Fria, espalhando pelo mundo uma rivalidade entre capitalistas e socialistas.

Uma das primeiras iniciativas norte-americanas foi de oferecer ajuda financeira para a reconstrução da Europa (por meio do plano Marshall), temendo que esse apoio pudesse vir dos soviéticos, o que significaria a implantação do socialismo na Europa Ocidental. O presidente norte-americanoofereceu empréstimos para Grécia e Turquia, desde que implantassem políticas a favor das nações ocidentais, ou seja, do capitalismo.
Plano Marshall
Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. Neste contexto, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, umplano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.
O Plano Marshall deve ser entendido dentro do contexto histórico da Guerra Fria, pois foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. O Plano foi colocado em operação em 1947.
Principais objetivos doPlano Marshall
- Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;
- Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;
- Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta UniãoSoviética.
Resultados:
O Plano Marshall foi exitoso e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. Para os Estados Unidos o resultado também foi muito positivo, pois aumentou as exportações norte-americanas para a Europa Ocidental, além de expandir a influência política dos EUA sobre a região.
Com os países capitalistas fortalecidos, ficoumais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.
Curiosidade:
- Reino Unido, França e Inglaterra foram os países que receberam mais ajuda financeira dos Estados Unidos através do Plano Marshall.
Conferência de Potsdam
A Conferência de Potsdam ocorreu logo após o término da guerra (agosto de 1945). O encontro aconteceu em Potsdam, na Alemanha,reunindo Clement Attlee (substituto de Churchill), Harry Truman (substituto de Roosevelt) e Stalin, para decidirem o destino da Alemanha. 
Os líderes aliados decidiram que a Alemanha seria dividida em quatro zonas sob a administração francesa, britânica, norte-americana e soviética. 
Decidiu-se também o fim do nazismo no país e, além disso, a Alemanha deveria pagar uma enorme indenização aos Aliados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • guerra fria e ditadura brasileira
  • A guerra fria e a ditadura militar no Brasil
  • IMAGENS E CONFLITOS DURANTE A GUERRA FRIA E A DITADURA MILITAR NO BRASIL
  • Guerra fria
  • guerra fria
  • guerra fria
  • Guerra fria
  • Guerra Fria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!