DISTURBIO DOS PÊLOS

Páginas: 14 (3411 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013
DISTÚRBIO DOS PELOS

O que pelo?
Pelos são apêndices filiformes e coniformes da pele dos mamíferos. No homem possui a função de proteção da luz solar direta e diminuir a fricção nas axilas e partes íntimas.
Também denominados "hastes queratinizadas", os pelos têm origem epidérmica e são constituídos por queratina. São construídos pelo folículo piloso e possuem diversas funções, como, porexemplo, a de fornecer proteção mecânica e térmica.
Na secção transversal de um pelo verifica-se a existência de três zonas, de dentro para fora: medula, córtex e cutícula. A espessura dos pelos varia na casa dos centésimos de milímetros: por exemplo, os pelos das barbas e sobrancelhas têm espessura de cerca de 0,03 mm. A espessura dos pelos também varia em função da subespécie animal: por exemplo,nos humanos o pelo é mais espesso na etnia negra que na etnia amarela, e ainda mais fino na etnia branca. Os pelos são lubrificados por uma substância denominada sebo, que é produzida pelas glândulas sebáceas. Já a cor dos pelos é determinada pela quantidade de melanina existente: à medida que envelhecemos a quantidade de melanina diminui, ocasionando o branqueamento dos pelos.

1- Pelo;
2-Superfície da pele;
3- Sebo;
4- Folículo piloso;
5- Glândula sebácea.
O pêlo tem origem na derme, a camada da pele localizada imediatamente abaixo da camada superficial (epiderme). Os distúrbios capilares incluem a pilosidade excessiva, a calvície e os pêlos de barba encravados.



Distúrbio dos pelos é divido em algumas fases dentre elas: Alopecias, Hirsutismo e Hipertricose

Alopécia-Queda do cabelo
Toda a alteração que afete o couro cabeludo e os cabelos de uma pessoa, e altere a sua aparência física, pode ter um impacto importante sobre a sua auto-estima e a sua personalidade. A perda de cabelos pode ter sérias conseqüências emocionais, tanto para homens como para mulheres.
Olhando para a história da humanidade, o homem sempre se preocupou com o cabelo. Além de oferecer aproteção ao crâneo contra traumatismos, e radiações solares, os cabelos representam um adorno sexual importante. A adoração aos cabelos atingiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, as classes sociais e a ciência. Em todos os tempos e culturas, a perda do cabelo afeta o intimo das pessoas, papiros egípcios com mais de quatro mil anos, já citava a anatomia do couro cabeludo e fórmulas paraalopecia.
A perda de cabelos, ou alopecia, é conseqüência de alterações no folículo piloso. Se as alterações forem transitórias e não destrutivas da matriz capilar, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de escaras (feridas), ou atrofia, produzindo alopecia permanente. O assunto é muito complexo e extenso, havendo diversas causaspara a queda de cabelos.
Vamos abordar a queda de cabelo partir do eflúvio telógeno (queda intensa de cabelos), uma das queixas mais comuns no consultório. Cada folículo passa através do ciclo do pêlo, 20 vezes durante a vida de um indivíduo.
As Fases do Cabelo (Ciclo Biológico)
A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo contato com o mundo exterior e o interior do corpo humano. É compostade três camadas celulares. Epiderme Exterior, Derme Intermediária e a Hipoderme que é a camada mais interna.
Os cabelos se formam na derme. Todo o corpo tem pêlos com exceção da palma das mãos e das planta dos pés. Existem aproximadamente cinco milhões de Folículos Pilossebácios (Estrutura que se formam os cabelos no ser humano) em cada indivíduo. O ciclo biológico do cabelo é dividido em trêsfases. Crescimento (Anágena) Catágena (Repouso) e Telógena (Queda). Cada fase tem um período de duração e um fio de cabelo cresce por um período médio de dois a oito anos, após o tempo máximo de crescimento, a matriz para de produzir cabelo, se desprende e desloca-se no sentido da superfície da pele.



No ser humano, cada cabelo esta em uma fase independente, se todos os cabelos estivessem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • disturbios
  • disturbio
  • Disturbios
  • disturbios
  • Disturbio
  • Distúrbios
  • Distúrbios
  • Disturbios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!