dissecaçao de oligoqueta

Páginas: 2 (374 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

DEPARTAMENTO DE CIENCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE CIECIA BIOLOGICA – 2013/2014



Ciências biológicas








Introdução
A minhoca é um anelídeo que pertence a classe de oligoqueta é aprincipal representante desse grupo. Apresentam poucas cerdas por anel, não há parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo.
Aminhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "túneis" e atua como arado aumentando a aeração e a circulação da água. Além disso as suas fezes contêm substâncias nutritivas que semisturam com a terra e agem como adubo que fertilizam o solo.
Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa, esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele docontato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade que é fundamental para a respiração cutânea. Nesse animal, é visível o clitelo.
Objetivo é observar anatomia externo do corpo da minhoca,perceber como ocorre o deslocamento e a anatomia interna e identificando alguns de seus órgãos.



Materiais: bisturi, placa de isopor, luvas, alfinetes, copo, álcool, minhocas, agua, luvas,lâmina, pinça, lupa, placa de petri.


Procedimento
-Colocar a minhoca em uma placa de petri umedecida;
2-Anestesie a minhoca mergulhando-as em uma solução de álcool a 10% de 10 minutos;
3-Uma vezanestesiada, coloque a minhoca sobre uma placa de dessecação feita de isopor ou de papelão grosso;
4-Com uma lâmina cuidadosamente rasgar a minhoca de uma extremidade a outra sem afetar qualquer dosórgãos constituintes e enquanto se rasga fixa-se o alfinete em os dois lados.
5-Com o auxílio de uma lupa observar as extremidades anteriores (protostómio, peristómio) e posterior último seguimento,onde se localiza o ânus e a superfície dorsal e identificar cada partes do anelídeo.


Resultado












Conclusão

A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os oligoquetas
  • Dissecação
  • DISSECAÇÃO DE MINHOCAS
  • Relatório de dissecação
  • Oligoqueta e poliqueta
  • Dissecação de um coração
  • Dissecação dos peixes
  • Dissecação de um rim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!