DIRETRIZES PARA A ELABORA O DA MONOGRAFIA

4217 palavras 17 páginas
DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA – Eng. Produção

1 MONOGRAFIA

A monografia é um estudo técnico-científico de um tema específico e bem delimitado, visando descrever sobre determinada área do conhecimento, enfatizando os aspectos científicos, históricos e sócio-econômicos, como resultado de uma investigação qualquer. Deve obedecer a um padrão de impressão que proporcione boa aparência e clareza na apresentação estética dos resultados.
O aluno do Curso de Engenharia de produção deverá discorrer sobre um tema pertinente a área da Engenharia de produção, orientado, necessariamente por um professor do curso.

2 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

2.1 Estrutura Formal

Segundo Severiano (2000), do ponto de vista da estrutura formal, o trabalho tem três parte fundamentais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. É dentro desta estrutura que se desenvolverá o raciocínio demonstrativo do discurso em questão.
A introdução, quando for o caso, levanta o estado da questão, assinalando a relevância e o interesse do trabalho. Em todos os casos, manifesta as intenções do autor e os objetivos do trabalho, enunciando seu tema, seu problema e os procedimentos que serão adotados para o desenvolvimento do raciocínio. Encerra-se com uma justificação do plano de trabalho. Lendo a introdução, o leitor deve sentir-se esclarecido do teor da problematização do tema do trabalho, assim como a respeito da natureza do raciocínio a ser desenvolvido. Evitem-se intermináveis retrospectos históricos, a apresentação precipitada dos resultados, os discursos grandiloqüentes. Deve ser sintética e versar única e exclusivamente sobre a temática intrínseca do trabalho. É a última parte do trabalho a ser escrita.
O desenvolvimento corresponde ao corpo do trabalho e será estruturado conforme as necessidades do plano definitivo da obra.
A fase de fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada; a reconstrução racional do raciocínio tem por objetivo explicar, discutir e demonstrar. Explicar

Relacionados

  • Como Fazer E Apresentar Trabalhos Cient Ficos Em Eventos Academicos Antonio Carlos Xavier
    37316 palavras | 150 páginas
  • Engenheiro
    61492 palavras | 246 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas