Diretivas do WCAG Trabalho OK

1075 palavras 5 páginas
1) Pesquise as 14 diretivas do WCAG – Web Content Accessibility Guidelines.
01. Fornecer alternativas para conteúdo sonoro e visual: esta diretriz indica a necessidade de disponibilizar conteúdo que, ao ser apresentado ao usuário transmita em essência, as mesmas funções e finalidade que o conteúdo sonoro ou visual. Assim, deve-se fornecer um equivalente textual a cada elemento não textual.
02. Não recorrer apenas a cor: deve-se garantir a percepção do texto e dos elementos gráficos do documento, mesmo quando são vistos sem cores. Assim, deve-se assegurar que todas as informações veiculadas por meio de cores estejam também disponíveis sem cor, por exemplo, a partir de informações do contexto ou de marcação apropriada.
03. Utilizar corretamente marcações e folhas de estilo: esta diretriz indica a necessidade de se utilizar marcação nos documentos com os elementos estruturais adequados e controlar a apresentação por meio de folhas de estilo, em vez de elementos de apresentação e atributos.
04. Indicar claramente qual o idioma utilizado: utilizar marcações que facilitem a pronúncia e a interpretação de abreviaturas ou de texto em língua estrangeira é imprescindível. Deve-se identificar claramente quaisquer mudanças de idioma no texto de um documento, bem como nos equivalentes textuais.
05. Criar tabelas passíveis de transformação harmoniosa: deve-se assegurar que as tabelas têm as marcações necessárias para poderem ser transformadas de forma harmoniosa por navegadores acessíveis e outros agentes do usuário. Em tabelas de dados, é preciso identificar os cabeçalhos de linha e de coluna.
06. Assegurar que as páginas dotadas de novas tecnologias sejam transformadas harmoniosamente: as páginas devem ser acessíveis mesmo quando as tecnologias mais recentes não forem suportadas ou tenham sido desativadas. Deve-se organizar os documentos de tal forma que possam ser lidos sem a necessidade de recorrer a folhas de estilo.
07. Assegurar o controle do usuário sobre as alterações

Relacionados

  • Handbook de TI para Concursos
    194543 palavras | 779 páginas
  • Tese Americo Revisada
    61106 palavras | 245 páginas
  • Anais Vers Opreliminar
    161212 palavras | 645 páginas