SISTEMA SOMATOSSENSORIAL

2444 palavras 10 páginas
SISTEMA SOMATOSSENSORIAL:
Dentre as sensacoes somaticas (o que podemos chamar de sensações táteis), temos: tato fino e grosseiro, sensibilidade vibratoria,, temperatura, dor (nocicecao) e propriocepcao consciente e inconsciente
Todos os receptores sensoriais tém uma caracteristica em comum: qualquer que seja o tipo de estimulo que ative o receptor, seu efeito imediato é de alterar o potencial elétrico da membrana da célula estimulada, alterando, assim, a permeabilidade do canal ionico. Esta alteracao é chamada de potencial do receptor. 
Para produzir potenciais receptores, os diferentes receptores podem ser excitados por varias maneiras: por deformacaoo mecänica do receptor; pela aplicacapo de substäncia quimica á membrana; pela alteracaoo da temperatura da membrana; pelo efeito da radiacaoo eletromagnetica, como o da luz, sobre o receptor. A codificação consiste na transformação do potencial receptor em potenciais de ação.
Uma característica importante da transdução é a proporcionalidade entre o estímulo e a resposta, o que significa que o potencial receptor realmente traduz as características principais do estímulo: sua intensidade e sua duração. Estímulos mais fortes (mais intensos) provocam potenciais receptores maiores, e estímulos mais duradouros igualmente provocam potenciais mais duradouros.
Nem todos os receptores são capazes de sustentar um potencial receptor durante períodos prolongados, embora os estímulos sensoriais muitas vezes sejam duradouros. Na verdade, quando o estímulo se inicia, o potencial receptor atinge uma certa amplitude e logo decresce a um valor menor que depois se toma estável. Esse fenômeno chama­se adaptação.
São receptores de adaptação lenta (ou tônicos) aqueles cujo potencial receptor decresce pouco depois de atingir a amplitude proporcional ao estímulo, lentamente, até atingir um nível estável e cessar de todo no momento em que o estímulo é interrompido. Esses receptores são ótimos para representar estímulos duradouros: é o caso

Relacionados