Direito

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
DIREITOS HUMANOS

ADOÇÃO PARA HOMOAFETIVOS

Carolina Chervi BAZOTTE.


RESUMO: O tema abordado no presente artigo visa as reais possibilidades de adoção por homoafetivos, dentro do parâmetro da dignidade humana, incluindo os direitos de igualdade. Contrastando a evolução e transformação das famílias e apontando os benefícios que as crianças adotadas também pelos homoafetivos possuíram.Viabilizando também, que as diferenças não podem ser argumentos precisos para casos de maior importância como a adoção em nossa sociedade.

Palavras-chave: Adoção, Dignidade Humana, Família, Homoafetivos.


1. INTRODUÇÃO


Este artigo tem por finalidade tratar de questões polêmicas no que dizem respeito a adoção por homossexuais, contendo citações e jurisprudência.Dividido em três capítulos: Família, Dignidade Humana e Adoção:
No capítulo da Família o que se pode destacar é sua constante transformação perante a sociedade, e a sua importância na vida de uma criança e de um adolescente.
No segundo capítulo, da Dignidade Humana é apresentado uma série de definições, na qual, tem por objetivo demonstrar que todos somos dignos dessesdireitos cabendo as outras pessoas respeita-los. Além disso, este capítulo ressalva que é importante que a sociedade seja tratada igualmente.
No terceiro capítulo o enfoque principal é a adoção, e os direitos da crianças e do adolescente de serem adotados. Exibindo os beneficio que o adotando terá em ser adotadas mesmo que por homoafetivos. Relatando bons resultados de crianças adotadaspor homoafetivos.







2. Família


A família vem evoluindo rapidamente estando sempre em transformação. Hoje, a família não é mais aquela constituída por um pai, uma mãe, e um ou dois filhos; A família pode ser uma mãe e um filho, um pai e uma filha, ou mesmo, um homem sozinho. A inserção de uma família homoafetiva poderia ser incluída já que, o número de homoafetivos estácada vez maior e, tendo em vista, que a ausência de um pai ou de uma mãe não interfere no desenvolvimento da criança, uma família homoafetiva também não interferiria.
Existe uma dificuldade muito grande em falar de uma família homoafetiva, porque isso implicaria no rompimento do modelo de uma família ideal. Mas essa transformação vem se concretizando. Assim como, as mulheres nãopossuíam direito algum na sociedade antigamente, conquistaram seus direitos civis e acabaram com a sua desigualdade em relação aos homens, a família homoafetiva já podem viver em união estável.
A família é algo imprescindível para uma criança, nela a criança aprende a viver em sociedade, respeitar normas, e buscar conhecimentos novos. Mas isso não ocorrerá se ela não tiver um lar duradouro,um afeto, um carinho e isso é o que a família tende a oferecer, sendo ela capaz de tornar a criança em um ser humano melhor.
Nem todas as crianças e adolescentes possuem uma família, e isso é negativo para sociedade, pois muitos que são abandonados se entregam a criminalidade e ao vício. Para que este, consiga se resocializar ele precisa de uma família e não de um abrigo, ou seja, seradotado por alguém que tenha condições de cuida-lo. As pessoas capacitadas para ajuda-lo na resocialização não são apenas família de sexo diferentes, mas também famílias do mesmo sexo.




2.1 Dihgnidade da pessoa humana


"A dignidade é o respeito que cada um merece do outro, e que se inicia no seio familiar em que a educação deve ser voltada para esse conscientização"(SEREJO,2004,P.20).
Como há uma lacuna na lei, a adoção por homoafetivos deve se pautar nos termos da dignidade humana, ressaltando que um homoafetivo é uma pessoa como todas as outras.
"O homossexual é um indivíduo cuja inclinação sexual é voltada para uma pessoa do mesmo gênero, o homem que se sente atraído por outro homem e a mulher que se sente atraída...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!