Direito

Páginas: 2 (326 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
BENEFÍCIO E CUSTEIO
AULA 01
ADVPREVIDENCIA@TERRA.COM.BR/POS.DUVIDAS@DAMASIO.COM.BR/caca@professorcacadomingos.com.br
Trâmite do processo administrativo
Todo processo administrativo é regido pelaLei 9784/99, 8213, decreto 6932, 3048, IN 45 e portaria MPS 548.
PREVIDÊNCIA: Dentro do regime geral podemos trabalhar com benefício e custeio, dentro do regime próprio podemos trabalhar combenefícios e complementar e a previdência complementar - ABERTA (onde você vai no banco e contrata) e a FECHADA e a DO SERVIDOR.

PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO: conjunto de atos adm. praticados doscanais de atendimento da previdência iniciado em razão de requerimento formulado pelo interessado, de oficio pela adm. ou por terceiro legitimado e concluído com a decisão definitiva em âmbitoadministrativo (IN 45, art 563.)

PROCESSO OU PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO? Tanto faz!!!

O princípio básico da seguridade social é a universalidade de cobertura, que é um direito social previsto pelaCF.

O CNIS para o INSS é mais importante que uma carteira der trabalho, sendo que ele foi instituído por uma lei ordinária, e é uma prova de remuneração para períodos após Julho/1994, mas é muitoimportante guardar a carteira de trabalho pois o judiciário tem aceito a tese de que as informações nela contidas são válidas até prova em contrário. (súmula 75, TNU)

DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA
O INSS éobrigado a protocolar o requerimento de benefício mesmo que esteja faltando documentos. Depois o INSS emite uma carta de exigência para levar tais documentos. O MPF interviu. (Art. 177 do decreto) -o INSS revogou o decreto, e eles protocolam o benefício e indeferem na hora (HOJE NÃO ACONTECE MAIS, ELES EMITEM A CARTA DE EXIGÊNCIA)
É obrigado a emissão de carta de exigência quando há oindeferimento do benefício.
EXAURIMENTO DA VIA ADMINISTRATIVA
É possível postular um benefício diretamente no judiciário, não há necessidade de exaurimento, mas necessário ir primeiro do INSS depois no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!