derrame

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O trabalho tem como objetivo mostrar todas as técnicas envolvidas na limpeza em um
vazamento de petróleo em alto mar, proveniente das atividades de exploração, transporte,
distribuição e armazenamento, mostrando a eficácia e a utilidade específica de cada um
dos métodos. A poluição dos ambientes marinhos e costeiros por petróleo tem preocupado
ambientalistas do mundo inteiro sendo alvode inúmeros debates. O derramamento de pe-
tróleo compromete as atividades humanas como a pesca e o uso recreacional do ambien-
te, gerando danos econômicos. O risco da ocorrência de acidente nunca é nulo, sendo por
isso de grande importância o conhecimento dos processos que cercam estas atividades


absorvedores

Os absorvedores são uma solução eficiente para absorção de óleo,produtos químicos e líquidos em geral, funcionando como um grande aliado no atendimento das normas e legislações ambientais.
100% polipropileno
Absorve até 20 vezes o seu próprio peso.
Os absorventes sintéticos estão disponíveis em 3 cores:  LINHA BRANCA, LINHA VERDE e LINHA CINZA.
São altamente absorventes graças à vasta quantidade de pequenas fibras em cada manta, rolo, almofada ou barreira,podendo ser amplamente utilizados em manutenção industrial, laboratórios, portos, pátios de refinarias, embarcações, atracadouros, marinas, etc.

Conferem maior possibilidade de reutilização, proporcionando redução dos resíduos a serem descartados quando comparados a outros materiais como serragem, panos e areia.
VERDE – Para o combate a derramamento de líquidos em geral, seja a base de água ouóleo. Ideal para fábricas que manipulam muitos líquidos diferentes, como fluído de corte, lubrificantes e refrigeradores. Não é recomendado para líquidos agressivos. 

CINZA - Específico para absorver fluídos agressivos como ácidos e bases. Ideal para laboratórios e outras áreas com fluídos agressivos. 

BRANCO -  Apenas para absorção de óleos, pois é hidrorepelente. Para hidrocarbonetos debaixa a alta viscosidade, tais como gasolina, benzeno, tolueno, lubrificantes, combustíveis, petróleo, etc. 

Formatos:
Mantas
Travesseiros
Cordões
Rolos
Barreiras

Barreiras Absorventes
São constituídas por material absorvente sintético (polímeros, espuma de poliuretano, fibras de polietileno e polipropileno, copolímeros especiais e fibra de náilon, entre outros), encapsulado linearmente,em lances de metragem variada, que podem ser conectados entre si e com as barreiras de contenção.

Com alta capacidade de absorção de óleo e pouca de água. Devido à propriedade oleofílica, depois de saturados com o óleo, passam por processo de extração e podem ser reutilizados no acidente várias vezes, observada a integridade do produto. 

São muito úteis na limpeza de áreas abrigadas epequenas manchas, geralmente no solo, poças de óleo, bueiros, ralos, entradas e saídas de galerias pluviais, canaletas, valas, canais, riachos, corpos d’água rasos, lagoas, baías, enseadas, estuários, ou seja, em ambientes de baixas dimensões, vazão, profundidade e energia e/ou de difícil acesso. Pode-se ainda conjugar as barreiras absorventes com as barreiras de contenção, assegurando o confinamentoe a absorção das manchas de óleo, principalmente aquelas de menor espessura, durante os estágios finais de limpeza. 

Ainda que as barreiras absorventes sejam atualmente constituídas de material biodegradável, após a reutilização possível no acidente, as mesmas devem descartadas adequadamente.


Bareiras de contencao


Quando ocorre um vazamento do óleo, procedimentos eficientes decontenção e proteção são vitais para assegurar a minimização dos impactos, evitando, tanto quanto possível, que recursos biológicos e socioeconômicos, bem como ecossistemas contíguos ao local do acidente, sejam atingidos.
Diante de um vazamento de óleo, concomitante ou não com as ações para a comunicação do incidente, interrupção da continuidade desse vazamento e monitoramento da situação, deve-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Derrames
  • Derrame
  • derrames
  • Derrame Pleural
  • derrame pleural
  • derrame articular
  • Derrame Pleural
  • Derrame pleural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!