Direito Positivo - Autonomia Moral - Criminalização das Drogas

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
ve reflexão, pretende-se estabelecer, uma relação com o direito positivo nesse cenário, visto que é esse, um instrumento garantidor e provedor dos direitos humanos como também, ferramenta de estimasocial do indíviduo. É importante ressaltar, a confluência entre Direito Positivo e autonomia moral, onde o sujeito possuidor da consciência norteada pela ética e os princípios, é capaz de realizarsuas próprias escolhas.
Porém, os sujeitos veem se limitados em sua autonomia privada em diversas situações de interferência do Estado, como efeito, ao criminalizar o uso de drogas, admite-se umaconduta autolesiva, onde o âmibito interior do indíviduo antes inviolável, agora torna-se controlado, afim de supostamente normalizar e regrar a vida coletiva. Essa tentativa de normalizar os cidadãos, éreforçada por meio de concepções históricas, culturais, filosóficas e culturais, espalhadas por toda uma cultura de gerações. É comum, conferir às drogas, um cárater pecaminoso, destrutivo e inferior;percebe-se aí uma imposição de uma 'ética-moral' e um forte tendencionismo genérico.
A opinião pública, divide-se nesse debate, mas são muitas os pontos positivos do uso responsável e conscientedas drogas, como é o caso da Cannabis, onde seus efeitos medicinais beneficiam pacientes de câncer, aids, glaucoma e esclerose múltipla. E os benefícios dessa e de outras drogas, também estendem-se pelaeconomia, ciência e pesquisas. Diante de tanta resistência de alguns governos à respeito da descriminalização das drogas, afirma um estudioso sobre os Psicoativos, o cientista político ThiagoRodrigues afirma: “A proibição das drogas serve aos governos porque é uma forma de controle social das minorias".
Portanto, um Governo para ser reconhecido como democrático, justo e de direito, deverespeitar as diferenças, a personalidade dos membros de sua comunidade, como também propor maiores e mais articulados debates sobre a questões necessárias, como é o caso das drogras, proporcionando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autonomia moral
  • Drogas e moral
  • Direito positivo
  • Direito Positivo
  • Direito Positivo
  • Direito positivo
  • DIREITO POSITIVO
  • DIREITO POSITIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!