Direito Constitucional - CPI

Páginas: 2 (334 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
Comissões Parlamentares de Inquérito

O desempenho das comissões parlamentares de inquéritos (CPI’s) é função típica do Poder Legislativo na execução de seu papel fiscalizador, cabendo àCâmara dos Deputados, ao Senado ou ao Congresso Nacional, criá-las de forma temporária a fim de investigar fato determinado de interesse público, conforme dispõe o art. 58, §3º da CR/88. Talfiscalização faz parte do chamado “controle político-administrativo”, consubstanciando-se num dos mecanismos integrantes do “sistema de freios e contrapesos”, característica esta adotada pela nossaConstituição Federal, em que cada Poder tem competência para fiscalizar atos praticados pelos demais Poderes.
A criação de uma CPI, no entanto, não é um ato livre do Poder Legislativo, devendo este cumpriralguns requisitos.
O primeiro deles é a necessidade da comissão ser requerida por, pelo menos, um terço dos membros da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional,dependendo de onde a comissão será criada.
Outro requisito é o apontamento de um fato determinado a ser investigado, sendo ele específico e concreto, garantindo aos investigados a obrigação de prestarinformação somente àquilo que diz respeito ao fato investigado. Porém, segundo entendimento do STF, o fato determinado não precisa ser único e ele não impede a apuração de outros fatos conexos oufatos antes desconhecidos que surgirem durante a investigação e que vinculem o objeto principal, devendo haver, para tanto, um aditamento do objeto inicial da CPI.
Além disso, a comissão deveráter um prazo certo para a conclusão de suas investigações, podendo ser prorrogado sucessivas vezes, desde que ocorram na mesma legislatura.
Dessa forma, o STF entende que, uma vez cumpridos todosos requisitos acima mencionados, a criação de uma CPI se torna ato vinculado do Presidente da Casa Legislativa respectiva, não podendo nem mesmo o Plenário deliberar de modo contrário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito (cpi)
  • Direito Constitucional Direito ?Constitucional
  • Direito Constitucional
  • Direito Constitucional
  • Direito constitucional
  • Direito constitucional
  • direito constitucional
  • Direito constitucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!