Direito Autoral, Lei 9.610/98 e Propriedade Industrial, Lei 9.279/96

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
A atividade da primeira aula consiste em: ler, analisar e redigir um texto. Em cada uma das duas principais legislações (Direito Autoral, Lei 9.610/98 e Propriedade Industrial, Lei 9.279/96), osprincipais objetos de proteção são distintos. Observe-os e identifique a que se destinam, escrevendo um pequeno texto que contenha as seguintes referências:

a) Cada uma das leis refere-se a objetosque resultam da criação intelectual humana. Qual a diferença básica entre as legislações (quanto ao objeto)?
b) Especificar as peculiaridades percebidas quanto aos objetos protegidos por cada umadelas, em relação ao modo de aquisição do direito, tempo de duração da proteção;
c) Exemplos práticos que deves relacionar a cada uma das legislações: o próprio texto que escreves, está protegido por qualdas leis? E os livros? A música? Um novo modelo de automóvel? Um instrumento de abrir garrafas com tampa rosca? Uma marca de perfume? Uma propaganda comercial? Um nome de pessoa física? Um software?Outros objetos que são produtos da criatividade humana que queiras relacionar.
d) Diferenciar, finalmente, em poucas palavras, a Propriedade Intelecutal, a Propriedade Industrial, o Direito Autoral,o Direito Marcário. 

As principais leis que protegem o direito da propriedade intelectual são as seguintes: Lei do Direitos Autorais (9.610/98) a qual podemos denominar como “romântica” tendo emvista que tem o objetivo de proteger obras como poesias e músicas e a Lei da Propriedade Industrial (9.279/96) conhecida como “técnica” ou “fria” que protege invenções, marcas, desenhos industriais,entre outros.
Quando se trata de objetos protegidos pela Lei de Direitos Autorais o registro é facultativo e a proteção começa a partir da criação da obra e perdura por toda a vida do autor e mais 70anos. Por outro lado, os objetos protegidos pela Lei da Propriedade Industrial só passam a ser protegidos a partir do momento em que é realizado o registro e o tempo de duração é diferente para cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei 9.609 de 98; lei 9.610 de 98; lei 9.279 de 96.
  • PROPRIEDADE INDUSTRIAL – Lei 9.279/96.
  • Propriedade industrial lei 9.279, de 14.05.1996
  • Lei de direito autoral n. 9.610
  •  Lei dos direitos autorais (lei 9.610/1998)
  • Questão envolvendo a lei 9.279/96
  • Lei de Patente e Lei de direitos autorais
  • Lei da propriedade industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!