Direcionadores de Recursos e de atividades

Páginas: 11 (2722 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Direcionadores de Custos ou Cost Drivers é um termo usado em contabilidade para designar qualquer evento ou situação que cause mudança no consumo de um recurso ou influencie a qualidade ou tempo do ciclo. Uma atividade pode ter múltiplos direcionadores de custos. Nem todos os direcionadores de custos são incorporados no sistema de custeio da companhia, mas é importante que eles sejam conhecidos,para direcionar o processo de tomada de decisão e alocação de recursos. É um índice mensurável que determina a ocorrência de uma atividade, como por exemplo, o tempo de processamento de uma tarefa, o numero de pallets movimentados, etc. É possível identificarmos direcionadores de recursos e de atividades. Os direcionadores de recursos são aqueles que demonstram a relação de consumo dos recursospor uma determinada atividade, ou seja o quanto cada atividade, produto ou serviço demanda para ser produzido, servindo para custear o produto. No transporte, por exemplo distancia e volume transportado são direcionadores de custo típicos.

Trecho da revista Contabilidade e Finanças
"PRINCIPAIS ASPECTOS DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)

Em relação ao surgimento do ABC, Kaplan e Cooper(1998, p. 15) asseveram que os sistemas de custeio baseados em atividades apareceram na década de oitenta, tendo por objetivo suprir a necessidade de informações mais precisas sobre o custo de cada atividade envolvida nos processos produtivos e na geração de serviços.

Contudo, tal assertiva é contestada por alguns autores. Nesse sentido, Nakagawa (1995, p. 41) comenta que há registros literáriosque noticiam a utilização do ABC por contadores em 1800 e no início de 1900, bem como do seu uso na década de 60. Enfatiza que, no Brasil, os estudos e pesquisas sobre o ABC tiveram início em 1989, no Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Já para De Rocchi (1994, p. 10), a origem do ABC pode seratribuída a Alexander H. Church, que, já nos primeiros anos do século XX, desenvolvia trabalhos baseados nessa concepção. Argumenta, também, que importantes contribuições a essa teoria podem ser consideradas as obras de Mellerowicz (publicada na década de 50 e denominada Platzkosten), Staubus (intitulada Activity costing and input-output accounting, datada de 1971) e Miller e Vollmann (Transaction basedcosting, do ano de 1985).

Mesmo com a divergência quanto ao aparecimento do custeio baseado em atividades, o mais importante são os benefícios propiciados pela utilização do ABC na gestão dos custos das empresas. Para isso, cabe que sejam conhecidos os seus principais aspectos, conforme enfatizado a seguir.

O custeio baseado em atividades, para Warren et al. (2003, p. 394), emprega "os custosdas atividades para determinar os custos do produto. Sob esse método, os custos indiretos de fabricação são inicialmente contabilizados em grupos de custos de atividades". Cada um desses grupos relaciona-se com uma atividade específica, como o uso de máquinas, inspeções, movimentações de setup e atividades de engenharia.

Young e O'Byrne (2003, p. 100) apregoam que o custeio baseado ematividades ajuda as companhias a examinarem, mais racionalmente, as forças que conduzem o consumo de recursos nas operações. Aduzem que o ABC considera que a relação de causa e efeito entre as atividades executadas na empresa e os custos indiretos "é mais bem refletida por bases de alocação não relacionadas a volume, conhecidas como direcionadores de custos. Ao aplicar esse conceito, os administradoresganham um entendimento melhor das forças que conduzem os custos indiretos em suas divisões".

Shank e Govindarajan (1997, p. 221) defendem que o intuito principal do ABC é a atribuição de uma parcela das despesas gerais (ou custos indiretos) aos produtos, com base na proporção de cada atividade que causem. Essa abordagem, segundo tais autores, "rejeita a noção de que toda a alocação de custos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade de Recursos
  • Atividade Recursos Humanos
  • Atividade de Recursos Humanos
  • Atividade Gest O De Recursos Materiais
  • Atividade de Recursos Hídricos
  • Atividade Estruturada Recursos Humanos
  • recursos humanos atividade 4
  • Atividade Piscatoria, Recursos naturais e Industria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!