CUSTEIO ABC

Páginas: 9 (2125 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013




Contabilidade de Custos
“ Custeio ABC “


“ A persistência é o menor caminho do êxito. “
Charles Chaplin



Discentes :














Brasília
Novembro- 2012
SUMÁRIO


Introdução 03

Definição do Custeio por Atividades04

Etapa do Custeio por Atividades 04

Estrutura do Custeio por Atividades 05

Vantagens e Desvantagens do Custeio por Atividades07

Conclusão 11

Referências Bibliográficas 12























Introdução:

Desde a década de 80, as empresas, de modo geral, veemmodificando sua estrutura operacional para se adequar a um mundo cada vez mais competitivo. Para que isso fosse possível, foram desenvolvidas técnicas e tecnologias de produção e novas filosofias de gestão. Até aquela década, os principais elementos de custos das empresas compreendiam a matéria-prima e a mão de obra direta. Esses custos, considerados diretos em função dos controles exercidos, eramapropriados diretamente aos produtos. Por serem os mais representativos e objetivamente identificados com os produtos, seu controle efetivo permitia que os gestores detivessem informações suficientes para a tomada da decisão relativas aos custos.
Isso é válido, uma vez que os custos dos produtos não eram significativamente afetados pelos custos indiretos a eles rateados, tendo em vista que essescustos eram emnos representativos em relação aos custos diretos.

O mundo evoluiu e a economia tem que acompanhar esta evolução. Num mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a concorrência passa a ter escala mundial e favorece a oferta de bens e serviços de alta qualidade e de baixos custos. Melhorar a eficiência e reestruturar a empresa, voltando-se para a eficácia, tornou-se oprincipal desafio para os empreendedores da atualidade, a fim de se manterem vivos neste mercado predatório.

Diante deste cenário, cada vez mais a Contabilidade de Custos torna-se uma importante e indispensável ferramenta na gestão dos negócios, aplicando técnicas de custeio que reduzem desperdícios, aprimorando as atividades, impulsionando o desenvolvimento das organizações, uma destas técnicasdenominada “ Custeio por atividade – ABC será o objeto de estudo deste trabalho.









Definição do Custeio por Atividades


Pode-se definir um custeio por atividade (ABC) como sendo um método que identifica um conjunto de custos para cada transação ou evento na organização e este age como um direcionador de custos, sendo assim, os custos indiretos podem ser alocados aos produtos deacordo com o número de eventos ou transações que os produtos geram ou consomem.

Os direcionadores de Custos são uma transação que determinam a quantidade de trabalho necessária para a produção de determinado produto e serviço e têm influência na quantidade de recursos que serão necessários para esta atividade, sendo que esses podem ser usados para as duas situações: direcionadores de custos derecursos que identificam a maneira como as atividades consomem recursos e servem para demonstrar o custo de cada atividade e direcionador de custos de atividades, que identifica a maneira como os produtos consomem as atividades e serve para demonstrar o custo de cada produto.


Etapas do Custeio por Atividades


A proposta do custeio ABC é apropriar os custos indiretos às atividades, pois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • ABC custeio
  • Custeio ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • Custeio abc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!