didatica

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. É uma disciplina prática ainda que tenha como base as teorias pedagógicas que analisam os métodos mais convenientes a aplicar-se. A didática concretiza estes métodos em situações específicas escolhendo os melhores caminhos emcada caso para chegar a uma determinada meta.

A didática incorpora na mente do aluno a forma compreensiva tendo como objetivo o logro da transposição didática, ou seja, o passo do saber, como encontramos nos livros, ao que se tem a aprender e que seja compreensível para o aluno.
Existem técnicas didáticas para o ensinamento e/ou aprendizagem dos alunos individualmente, com os resumes, assínteses dos quadros chamados sinópticos, monografias, trabalhos de investigação, escuta ativa, mapas conceituais e outras para os trabalhos em grupo, que em si mesmos são uma técnica de aprendizagem solidária e cooperativa.
Didática significa simplesmente ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto. Didáticaé uma disciplina pedagógica concentrada no estudo dos processos de ensino e aprendizagem, que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo dos estudantes.
O que procura a didática é reflexão e a análise do processo de ensino e aprendizagem e da docência como um todo. Conjuntamente com a pedagogia, a didática busca a explicação e a melhoria permanente da educação e dos fatoseducativos. Ambos pretendem analisar e conhecer melhor a realidade educativa na que se concentra como disciplina, esta trata de intervir sobre a realidade que se estuda.
Como componentes didáticos atuantes podemos dar como exemplo primeiro, a que o professor, o aluno, o contexto de aprendizagem e o currículo, que é um sistema de processos de ensino e aprendizagem e possui quatro elementos básicos quesão: Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
A didática, como conceito se pode entender como técnica pura ou ciência aplicada e como teoria básica da instrução, da educação e da formação, podendo-se reduzir o conceito simplesmente a cerca de que, para que e como realizar o ensinamento.

Criada por Comenius (Jan Amos Komensky), a didática é um ramo da ciência pedagógica e tem como foco oensino e a prática de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor ou instrutor, ou seja, faz jus ao seu significado: “arte de ensinar”. Hoje em dia, a didática é um ramo da pedagogia e, além disso, é uma das principais matérias para que haja a formação dos professores.

Libâneo (1990) define a didática como “teoria de ensino” e, segundo ele, “a ela cabeconverter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. [...] trata da teoria geral do ensino”.

Essa disciplina deve aguçar o lado crítico dos professores que estão em formação, para que eles possamanalisar de forma clara a realidade de ensino na qual estarão inseridos em breve. O professor, então, deve preparar os conhecimentos que recebe sobre “como” ensinar e transformá-los em “para quem”, “o que” e “por que” ensinar. 

De acordo com Libâneo (1990), didática é “uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino eaprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores”.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
A Didática: Objeto de estudo e finalidades
Nesta aula abordamos três tópicos muito importantes que foram : O Educador; a sua formação e a Didática.

O educador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!